English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que esperar da nova época?

Campeonato. Campeonato e campeonato. Esta terá que ser a grande meta do Benfica para a época 2013/2014. É certo que costuma-se dizer que o Benfica luta em todas as frentes, mas a grande prioridade terá que ser novamente a liga, quanto mais não seja para interromper o ciclo vitorioso do nosso mais directo rival. Se calhar muitos benfiquistas não pensam nisto como deviam, mas a cada ano que passa o Porto vai-se aproximando do Maior no que toca a campeonatos ganhos. Aquilo que parecia a duas décadas quase impossível, cada vez mais torna-se uma realidade assustadora. Estará o clube a precaver tal cenário e a preparar a nova época de forma rigorosa? Ainda faltam dois meses para sabermos tal coisa, mas se formos a ver o passado recente, ficaremos com um sério amargo de boca.

Quero ganhar a taça de Portugal, quero ganhar a taça da Liga, quer ver uma boa prestação europeia, mas nunca descuidando aquele que é o grande objectivo. E se chegar a uma altura onde seja preciso fazer uma escolha, que essa escolha seja feita tendo em vista a maior competição a nível interno. Na maioria da vezes quando se é muito guloso, corre-se o risco de sermos ultrapassados por essa gula, como pudemos verificar na época anterior, para mal das nossas frustações. Estou farto de vitórias morais, o clube vive dos títulos e essa máxima nos nossos dias está sendo cada vez mais esquecida por parte da grande maioria dos sócios. Porquê?

Aliás, tenho que dizer que na minha forma de ver as coisas, o comum benfiquista, tornou-se conformista, apático, letárgico, encarando o seu clube como um hobbie. A cultura de exigência que sempre primou no Benfica, é hoje algo em vias de extinção. O futebol é encarado como mero entretenimento, ir ao estádio, é como ir ao cinema, onde nos sentamos confortavelmente e desfrutamos sem grandes expectativas do guião à nossa frente. Isto preocupa-me seriamente. O Benfica que eu conheci era o Benfica onde depois de um mau jogo, os adeptos iam ao treino seguinte e recebiam os jogadores com uma palmada no pescoço, dizendo "vê lá se acordas, isto é o Benfica". O que acontece hoje após uma derrota? No dia seguinte vão pedir autógrafos aos jogadores... não existe uma cultura de responsabilidade.

Responsabilidade é precisamente a palavra chave para a época que arranca agora. Responsabilidade por parte dos dirigentes, equipa técnica e jogadores em corresponder às expectativas dos adeptos, responsabilidade por parte dos adeptos em não deixarem-se dormir à sombra do "agora é que vai ser". Se me perguntarem o que espero da próxima época, eu direi-vos... não espero nada e espero tudo. Nada porque depois do que aconteceu recentemente, o clube precisa provar que esta à altura do desafio e que não está a tornar-se num clube loser. Tudo porque quem é benfiquista, a mais nada pode ambicionar do que ao máximo. Está na hora dos benfiquistas decidirem do que gostam mais. Se do seu clube do coração, se das ilusões que desaparecem no final de cada época. Para bom entendedor...

Nenhum comentário: