English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 23 de julho de 2013

Empréstimo de Nélson Oliveira será um erro



Antes de mais nada, é preciso dizer que Nélson Oliveira desde que chegou a sénior, poderia ter feito mais do que tem feito até ao momento. Tem capacidade e potencial para isso, os anos vão passando e vai ficando marcado nele o estatuto de eterna promessa. Dito isto, o Benfica também tem cometidos erros na gestão desportiva deste jogador. Os empréstimos a que tem sido sujeito, nomeadamente ao Corunha e ao que tudo indica, nesta temporada à uma equipa inglesa, não têm em conta as características do jogador e aquilo que se pretende evoluir nele, se um dia quiser triunfar no clube. No Corunha foi para uma equipa que lutava para não descer de divisão e que jogava quase sempre em contra-ataque. Em Inglaterra, se for mesmo para o Stoke City, encontrará um tipo de futebol baseado no kick and rush, onde mais uma vez não vai de encontro ao seu tipo de futebol. Que ficará o jogador a ganhar com isto, sempre pensando num possível rertono à casa mãe?


Corrigirá os seus pontos fracos? Amadurecerá o jogador? Ficará preparado para jogar num grande clube como o Benfica? Isso dependerá da sua utilização, poderiam-me dizer. Mas mesmo que seja muito utilizado, tenho sérias dúvidas de que cresça como futebolista. O futebol inglês porém tem muitas coisas positivas, desde logo a abordagem que se tem à competição. Nisso o Nélson Oliveira poderá ficar mais a ganhar, poderá ganhar uma cultura de profissionalismo que quiçá agora lhe falta. De resto, tudo será incerto. Continuo a pensar que o melhor para ele, teria sido ficar no Benfica e crescer naturalmente dentro do plantel, estando debaixo de olho do clube e devidamente acompanhado. Continuo a acreditar no seu valor, mas para esse valor despontar, o jogador terá que acordar para a vida, mas o Benfica também terá que saber gerir melhor a sua carreira. Ambas as coisas não têm acontecido. E poderá estar a perder-se mais um grande talento.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho uma graça a isto... Nelson Oliveira não tem lugar numa equipa que luta para não descer. De quem é a culpa? Da equipa, que só joga em contra-ataque, estilo que não é o ideal para o seu futebol. Agora vai para um clube inglês. Também não é o ideal para o seu futebol. A merda do campeonato inglês não tem categoria para o Nelson. O melhor é emprestá-lo ao Real Madrid, com uma cláusula que obrigue a jogar sempre, com instruções claras ao Ronaldo para lhe fazer sempre os melhores passes, e ainda com a indicação de que só joga quando as condições climatéricas forem as ideais para o seu futebol.

Far(away) disse...

Eu acho que tinha sido claro, mas pelos vistos não. Não é a merda do campeonato inglês, é a equipa para onde supostamente vai e o futebol que costuma practicar.

Anônimo disse...

O contra-ataque não vai ao encontro do seu futebol, o kick and rush não vai ao encontro do seu futebol... Eu, como jogador, também sou assim. Tenho tão pouco futebol que é difícil ir ao encontro dele. Mas se me puserem no Real Madrid sempre como titular sou capaz de crescer como jogador e marcar uns golos e tudo.
Afinal qual é o futebol do Nelson? Não dá para contra-ataque? Porquê? Ele não é rápido? Não dá para kick and rush? Porquê? Ele não é forte e com capacidade para segurar a bola?
Não, o problema é que ele não joga o suficiente par ser titular do Corunha.

Anônimo disse...

Afinal vai para o Rennes. Deixa-me adivinhar: é uma equipa que não vai ao encontro do seu futebol! Está tudo a dormir. Um jogador que tem lugar no Benfica mas só desperta o interesse dos Rennes desta vida. Ao Bruma bastaram meia dúzia de jogos no 7º classificado para ser cobiçado por clubes grandes... Esquisito