English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A vida difícil de Nolito


Nolito chegou ao Benfica como um ilustre desconhecido ou quase, proveniente da equipa secundária do Barcelona. Chegou e realizou em termos individuais uma boa época de estreia, basta lembrar os seus números... em 48 jogos, marcou 15 golos sendo que 11 desses golos na liga. Mostrou qualidade, abnegação, demonstrou ao treinador que se fosse aposta de forma regular, que poderia corresponder com qualidade. Mas o que aconteceu, mesmo nessa época de estreia? Foi-se percebendo aos poucos que Nolito não era um jogador do agrado de Jesus, foi-se percebendo que cada vez mais as opções do treinador tinham em conta outras ideias que não a entrada de Nolito. Era uma crónica com fim anunciado.

A confirmação disso mesmo aconteceu na temporada transacta. Perdeu o estatuto de titular, foi jogando de forma intermitente e no mercado de inverno foi cedido ao Granada onde jogou a segunda metade da época. Estava escrito que o espaço de Nolito no Benfica tinha acabado e que a sua carreira iria prosseguir noutras paragens. As contratações de Markovic e Sulejmani indicavam isso mesmo e a sua venda ao Celta de Vigo não espantou ninguém. O Celta ganha um bom jogador para o seu plantel, Nolito ganha uma oportunidade de jogar com regularidade.

Nolito não é um craque, mas é um bom jogador. Na hora da despedida, não posso deixar de dizer que a sua utilização foi mal gerida por Jesus, que foi um jogador mal aproveitado e que não se obteve dele tudo o que ele tinha para dar. A título de exemplo, tenho muitas dúvidas de que Nolito fizesse uma segunda parte de temporada tão fraca como fez Ola John...  os caprichos de Jesus têm destas coisas... ora serves, ora deixas de servir... mas isso acontecerá com todos os treinadores, alguns dirão... pois bem... Jesus apesar de saber valorizar jogadores, fazê-los crescer, também toma decisões que não lembra o diabo e que nos fazem perguntar o que raio está a acontecer. Roberto, Emerson, Melgarejo... são exemplos disso mesmo. A diferença destes para Nolito, é que este demonstrou no Benfica capacidade para ajudar a equipa e fazer a diferença. "Pormaiores".

Nenhum comentário: