English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Olho na pérola: Bernardo Silva


Fica aqui inaugurada uma rúbrica do Benfica Ad Aeternum. O "Olho na pérola" pretende observar e destacar alguns talentos que têm potencial para representar o clube. E esta rúbrica é inaugurada por um jovem jogador proveniente das nossas camadas jovens, de seu nome Bernardo Silva. De aspecto franzino, quando se olha para o Bernardo, à primeira vista diríamos que não víamos ali nada que te fizesse dizer que é jogador de futebol. Mas é só ver a bola nos seus pés para se perceber que é um jogador como poucos. Visão de jogo, inteligência, progressão com bola, tecnicamente acima da média para a sua idade (é da geração de 94) e pormenores quue estão ao alcance de poucos e que não deviam escapar aos olhos dos responsaveis do clube. Antes de mais nada, precisam desaparecer dois estigmas no Benfica: que os jogadores franzinos não dão jogadores e que a aposta na formação seja feita apenas no plano teórico. Se há qualidade o único defeito é negligenciar essa mesma qualidade. Já tive a oportunidade de abordar isso aqui.

Em princípio Bernardo Silva será integrado na equipa B na próxima temporada. É uma medida que faz sentido, pois assim poderá competir num patamar superior e estar mais preparado para o futebol de alta competição. Mas eu teria ido mais longe. É tal o talento deste jogador que eu teria lhe dado a pré-época com a equipa principal. Sei que ao ler isto, alguns de vocês poderão pensar que seria uma decisão precipitada mas a meu ver, seria mais um passo rumo à sua evolução. De referir que o percurso do Bernardo nas camadas jovens é curioso. Na época passada, foi um jogador muito utilizado, dando nas vistas, mas antes disso nem por isso jogava muito, ainda que sempre que o fizesse, tivesse deixado boas indicações. Foi alguém cuja utilização foi feita aos soluços, em detrimento de outros "meninos" que nem metade do talento dele, tinham (para ser simpático). Quem anda por dentro da formação do Benfica, saberá disto, melhor que eu. E saberá as razões para tal.

Certo é que o Benfica tem aqui um possível activo que se for bem gerido, pode tornar-se num caso sério. E é precisamente isso que me preocupa. Claro que o jogador, também terá que saber corresponder dentro de campo, mas isso estou convicto de que o fará. Se não o conhecem, fixem este nome e tentem acompanhar alguns jogos daqui por diante.  Um médio ofensivo dinâmico que tanto pode fazer de oito como de dez, sendo que se me perguntarem, será precisamente na posição oito que poderá ter mais futuro pois as suas características são compatíveis com esse lugar. Certamente um dos maiores talentos vindos da formação do Benfica nos últimos anos. E um dos tais que aparecem muito poucas vezes em cada geração.

7 comentários:

Unknown disse...

Geração de 89?!

Concordo que o Bernardo merecia outro patamar que não a equipa B. Para mim ia já para o plantel principal, nunca consideraria a hipótese Fariña quando temos um talento destes da nossa formação.

O que eu acho do Bernardo é que é o maior talento da nossa formação desde o Rui Costa. Para além disso, é um miúdo que revela muita maturidade, inteligência e capacidade de trabalho. A sua futura integração na equipa principal deve ser gerida com muito cuidado, o facto de estarmos na presença de um autêntico diamante, e um Benfiquista como qualquer um de nós, poderá gerar uma onde de euforia prejudicial para ele.

Luís Martins disse...

geração de 89 ? penso que é de 94 e para quem queira comprovar o seu talento poderá segui-lo no Euro sub-19 que começa dia 20 deste mês .

Carlos disse...

"provininente"? proveniente!
"teria lhe"? teria-lhe!

M. Silva disse...

Geração de 89? Mas ele não nasceu em 94?

Far(away) disse...

Obrigado pelas correcções.

M. Silva disse...

Far, andas desantento ;)
Então se o miúdo fosse de 89, tinha 23 ou 24 anos. Já não seria grande promessa :P

Far(away) disse...

Digamos que escrevi o post em circunstâncias especiais ehehe de qualquer forma já está corrigido.