English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 11 de julho de 2013

José Veiga, persona non grata



Vieira trouxe Veiga para o clube, num tempo de vacas magras. Um tempo onde não existia a capacidade por parte do clube de investir no mercado, como o faz agora. Como todos, fez umas coisas boas, outras más, mas posteriormente abandonou o clube e distanciou-se de Vieira de forma incontornável. O seu passado levanta muitas dúvidas à maioria dos benfiquistas, nomeadamente as suas conexões com o rival do norte. Mas penso que poucos duvidarão do conhecimento que José Veiga tem dos bastidores do futebol português, da forma como está por dentro do tipo de jogadas sujas dos de sempre. Quem depois de Veiga, defendeu o clube desses esquemas? Será que não está aqui um dos grandes erros da gestão de Vieira? Uma estrutura orfã de alguém que saiba lidar com tudo o que se passa fora de campo?


O campeonato português tem muitas especificidades. O jogo jogado, infelizmente não se limita ao que se passa dentro das quatro linhas. As constantes pressões sobre a arbitragem, através de quem todos sabemos, trazem os seus resultados época após época. O que faz o Benfica para impedir isto? O que vimos nós por exemplo na temporada passada? Uma conferência de imprensa totalmente inapropriada perto do final da temporada, quando pensavam que o campeonato estava já ganho, o que se revelou um grave erro. E antes disso, onde estavam os nossos dirigentes, quando foi necessário defender o clube dos constantes ataques articulados por Pinto da Costa e seus vassalos? Estavam calados, quando deviam saber protestar. E depois estavam a falar, quando deviam saber estar em silêncio. Não existe de forma alguma, uma estratégia dentro do clube que permita evitar que esses ataques, essas pressões, atinjam o fim que lhes são propostos.

Não quero que o Benfica utilize os mesmos métodos do Porto. Nunca. Quero é alguém que consiga sabotar esses métodos à nascença, que saiba o que é preciso para eliminar pela base qualquer tipo de jogada suja com vista a enfraquecer o Benfica. E por isso o digo, com toda a frontalidade. Os benfiquistas precisam perder o estereotipo que criaram à volta de José Veiga. Os benfiquistas precisam voltar a ter uma cultura de exigência, uma filosofia de vitória, precisam ter dirigentes que lutem pelo Benfica até a exaustão. Percebo quem me possa dizer que não quer Veiga no Benfica, porque preferiam um outro perfil de dirigente, no que toca a gestão desportiva. Mas não percebo aqueles que odeiam Veiga, apenas porque Vieira fechou-lhe a porta, entrando para uma espécie de lista negra.. Porque isso não faz sentido algum. Principalmente quando na actual direcção fazem parte elementos que um dia estiveram do outro lado da barricada, ou seja, foram opositores de Vieira.

Alguém acredita que o Benfica saberá reagir na época que agora iniciou aos esquemas sujos e por demais conhecidos do FC Porto? Não está por demais evidente que falta dentro da estrutura (que é débil), alguém que se oponha a esta podridão que está instalada dentro do futebol português? Mas que se oponha na práctica, não apenas na teoria. E aí meus amigos, não vejo ninguém melhor que José Veiga para desempenhar esse papel. Estou consciente de que o seu regresso ao Benfica não acontecerá pelas mãos de Vieira. Estou consciente de que a nação benfiquista olha para ele de lado. Estou consciente de que podem existir outras pessoas que poderão desempenhar essa tarefa. Mas não estou nada convencido de que, quem de direito saberá encontrar quem faça tal coisa. José Veiga para mim nunca foi persona non grata. Nunca foi também uma espécie de salvador. Mas foi o único na era Vieira que soube enfrentar o Porto e colocá-los no seu sítio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pois e capaz de ser verdade ,mas veiga também se põe a geito neste filme , não e verdade ..

volta q estas perdoado ! não sei se vieira lhe perdoa tanta maldade q ele lhe fez depois de sair ..
vamos com calma ,e ver as pontas a fechar-se envolta do Benfica...

Far(away) disse...

O que sei é que a actual estrutura do Benfica é fraca, quase a todos os níveis. E que faz falta alguém para por ordem em algumas coisas. Duvido que esse alguém esteja dentro do clube.

Pedro disse...

Gostava de o ter de volta no SLB
Ou alguém com o seu perfil...mas quem?

Anônimo disse...

o último dirigente que tivemos que realmente soube lutar contra todos a favor do Benfica...

disso ninguém duvide...

para mim é a única pessoa que pode mudar o rumo do clube no imediato, e ultrapassar o drama psicologico que vivemos nos momentos de decisão...

O Benfica na era Veiga era um clube muito mais seguro e cauteloso na imagem e no discurso que passavam para fora...até que depois, por alguma razão foram-lhe limpar o recheio da casa e afastaram-no do Benfica...

o que se passou nas épocas seguintes ja todos sabemos...

vitórias de direitos televisivos e de museus são mais importantes...é esta a unica bandeira do nosso presidente..mas pelo que parece são mais que suficientes para que a estrutura (do presidente ao treinador) tenham o apoio de 83% do sócios do Benfica...

QUERO O VERDADEIRO BENFICA DE VOLTA!!!!!!!!!

LinhaceiraSLB