English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Onde encaixa Djuricic?

Jesus descreve-o como um 9,5. Não podia estar mais em desacordo com ele. O melhor jogador para jogar na posição de 9,5, também é sérvio e chama-se Lazar Markovic. Djuricic é um outro tipo de jogador e precisa de jogar de trás para a frente com a bola dominada, rompendo as defesas com a sua técnica e velocidade. Para além disso é alguém que gosta de pensar o jogo, alguém que gosta de ter a bola controlada e procurar as melhores soluções para os colegas, no fundo, o que quero dizer é que Djuricic assume-se sobretudo como um 10, como ele próprio já fez questão de vincar. Temo que Jesus o vá utilizar de forma errada, não tirando proveito das suas características. Colocar Djuricic demasiado perto do ponta de lança, é assassinar o seu futebol, desperdiçar o seu talento. Pensar em Djuricic muitas vezes de costas viradas para a baliza, é imaginar tudo o que ele nunca virá a ser.

Aliás e indo para além de Djuricic, penso que o plantel do Benfica seria muito mais homogéneo se outra táctica fosse utilizada. Acho que aquilo que Jesus pretende implementar, não tira o melhor partido dos jogadores que tem à sua disposição. Não devem ser os jogadores a adaptar-se à táctica do treinador, mas sim o treinador encontrar uma táctica que tire melhor rendimento do que tem no plantel. E simplesmente isso não tem acontecido com o Benfica de Jesus, com excepção da primeira época. Jesus é um treinador que vive na sombra do seu modelo de jogo, que pode ter uma outra variação, mas não consegue ir além disso e isso faz toda a diferença nos momentos de decisão. Voltando a Djuricic, imagino-o imediatamente à frente de Matic e Enzo, gerindo os ritmos de jogo e ao mesmo tempo procurando desequilíbrios. No fundo seria o terceiro elemento do meio campo, que chegaria muitas vezes à frente de ataque, tentado ele mesmo finalizar. Diferente de ser uma espécie de segundo avançado. Pode parecer igual, mas não é.

2 comentários:

antunes disse...

Parece-me a mim que conforme o jogo conforme o jogador que devia usar nessa posição, fora e em jogos mais complexos djuricic como 3 médio, nas outras partidas markovic. Claro que pagam a Jesus para por os dois a jogar, mas concordo que Jesus é refém da táctica e não vai querer mudar, mas com estes jogadores encaixava que nem uma luva o estilo cule, djuricic no papel messi, markovic pedrito e lima no pappel villa. O Benfica terá de modar o estilo de jogo para tirar melhor redimento dos seus novos jogadores.

Far(away) disse...

Mas isso dificilmente acontecerá. É pena.