English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Artur merece mais uma chance no Benfica?



Ainda escrevo um pouco a quente do que se passou na temporada passada. Artur realizou uma época irregular com erros graves em alguns jogos decisivos, prejudicando com isso a equipa. É verdade que os erros num guarda redes saltam mais à vista do que os erros de um avançado, mas não é menos verdade que na posição específica de Artur e jogando num clube com as aspirações do Benfica, o jogador tem que estar preparado para intervir poucas vezes mas com critério. Não existem jogadores perfeitos, todos cometem erros, mas a diferença entre um grande guardião das balizas e os outros, é que os fora de série nos momentos decisivos fazem a diferença. Os grande guarda redes erram menos. E Artur, tem que ser dito com toda a clareza, não é, nem de longe, nem de perto, um fora de série.


Porquê então a aposta em Artur mais uma temporada? Se calhar, porque Jesus acredita no seu valor e pensará que tudo não terá passado de meras infelicidades. Se assim for e espero que não seja, então o treinador devia saber que no futebol as coincidências são poucas e quando a mesma coisa, se repete no tempo vezes a mais, alguma coisa está errado. Podemos encarar as coisas sob uma outra perspectiva. Artur não tem concorrência à altura no Benfica e sabe que o lugar das balizas é seu por direito, o que o faz relaxar demasiado. Consigo perceber este argumento até um certo ponto. Lembro-me que com Eduardo no clube, Artur foi um pouco mais regular, transmitiu mais segurança aos seus companheiros. Mas também esteve mal em algumas ocasiões. Não acho que seja totalmente por aí, embora concorde que devia ter maior concorrência. O que me leva a Oblak.

Jesus acredita no talento de Oblak, mas ao mesmo tempo diz que ele não está pronto para a baliza do Benfica, que é necessário um guarda redes mais experiente. Eu pergunto, que experiência consolidada, tinham Júlio César e Roberto quando foram contratados? Alguma coisa não bate certo aqui. Mais... Jesus pelos vistos também não sabe que Oblak pode entrar nas contas dos jogadores formados em Portugal. Mais ainda... Jesus parece ainda não ter percebido que o esloveno deveria estar no actual plantel e discutir a titularidade com Artur, promotendo uma saudável luta pela titularidade. E se fosse caso disso, como acredito que seria, não ter medo de entregar a baliza ao jovem guarda redes que actuou na época passada no Rio Ave. Tudo isto está a ser mal gerido na minha opinião. Tudo isto revela uma vez mais que o Benfica toma vezes demais as decisões erradas sobre a gestão do plantel. Ou então estarei eu errado e quem de direito, certo. Espero que sim.

2 comentários:

Anônimo disse...

patriarca disse:


O Artur é um guarda redes muito IRREGULAR e ainda por cima nos jogos decisivos, sejam quais forem é MUITO NERVOSO, não incute confiança á equipa e como tal se ficasse só como 2º. guarda redes, porque como principal é ARRISCADISSIMO ele continuar a não seja que queiramos, mais uma vez ver o titulo ir parar aos CORRUPTOS jogos com quem FALHOU em toda a sua pleinitude.
Artur não é um guarda redes para um Benfica que se quer campeão.

Far(away) disse...

De acordo. Mas pelos vistos, Jesus não concorda...