English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 21 de julho de 2013

A (falta de) "estrutura"

É um tema muito em voga no Benfica. A "estrutura". Mas então afinal o que é isso? O que designa, que propósitos serve? A estrutura de um clube de futebol, pode ter algumas variabilidades de uns clubes para outros, mas duas coisas existem sempre em simultâneo. Um presidente e um treinador. Depois abaixo de um e acima de outro (que não de Jesus é claro), podem aparecer outras figuras na hierarquia, que têm determinadas funções muito específicas. Um director desportivo por exemplo (seja lá o que isso for). Quando olhamos para o Benfica, facilmente percebemos que a estrutura do clube é Jesus. É ele quem segura as pontas, é ele quem dá a cara, é ele o ponto central por onde tudo gira. O presidente é a figura máxima do clube, mas se há coisa que já percebemos ao longo destes anos, é que a gestão desportiva não é o seu ponto forte. E não esquecer que entrou no clube pelas mãos de Manuel Vilarinho, justamente como director desportivo. Ora um presidente de um clube como o Benfica se não percebe muito dessa gestão desportiva, terá que estar acompanhado por pessoas que o saibam fazer. É o mínimo que se pode exigir.

Num campeonato com as vicissitudes do nosso, onde o jogo fora das quatro linhas, por vezes, conta tanto ou mais que o jogo jogado dentro de campo, salta à vista que o Benfica não tem uma estratégia correcta para atacar os círculos viciosos que se levantam ano após ano. Acho que não preciso dizer que círculos viciosos são esses. A estratégia de comunicação do clube, deixa a desejar. Raramente o Benfica sai a ganhar numa luta corpo a corpo com os dos costume. Porquê isso acontece com tanta frequência? Será por um qualquer complexo de inferioridade que entretanto foi criado? Talvez dentro de campo. Fora dele o problema é outro. Será que não existe dentro do clube alguém que antecipe todos os cenários negros e esteja preparado para agir na altura correcta, sempre que assim for importante? Será que não existe uma estrutura que para além de planear a gestão desportiva do plantel, possa matar à nascença, todo e qualquer ataque que possa acontecer contra o clube? Não, não existe. O que existe são excepções à regra.

O que mudou da temporada anterior para esta, que nos possa fazer pensar que as coisas podem mudar pela positiva, nesse particular? As pessoas no Benfica, no que ao dirigismo diz respeito, são as mesmas. As convicções idem. Soubemos atacar o nosso ponto fraco dentro da estrutura? Soubemos melhorar a forma como o clube se defende das constantes campanhas orquestradas e com fins muito prejudiciais ao clube? Sinceramente, pensei que depois de tudo o que aconteceu na temporada anterior, que iriam existir algumas mudanças, mas mudanças com M grande, com vista a corrigir alguns erros. Existiu uma pequena mudança todavia, que foi o afastamento de Carraça das funções que ocupava. Uma boa medida e que deveria ter sido tomada a mais tempo. Mas não foi o suficiente para estarmos mais coesos na defesa dos nossos interesses. Existem outras pedras que temos que tirar do caminho. Existe muito mais a ser feito e que está a ser subestimado.

Por fim Jesus. Jesus seria um melhor treinador, e disso não tenho dúvidas algumas, se existisse alguém no Benfica que lhe tomasse a rédea. Alguém que o fizesse perceber que ele é uma peça importante dentro da estrutura, mas que não pode ser a principal. Alguém também que o defendesse quando se expõe em demasiado e não raras vezes tal acontece. Alguém que lhe desse todas as condições para que pudesse apenas preocupar-se com o treinar a equipa, alguém que conseguisse domar o seu ego, embora aqui, tenha que reconhecer que tal seria difícil. Essa pessoa no actual Benfica está por aparecer. É um vazio, um buraco negro. E tudo isto poderia ou não ser feito por apenas uma pessoa. Falar de estrutura no Benfica é falar de algo abstracto. Algo não palpável. Existe competência dentro do clube, mas existe também muita incompetência, assistida de camarote por muitos sócios (a maioria) com um nível de exigência a roçar o absurdo. Quo vadis Benfica?

3 comentários:

Rfa disse...

E sera no minimo espantoso que nem na blogosfera benfiquista haja barulho sobre as classificacoes dos arbitros virem directamente do Papa. E tal que o Benfica B perdeu com o Sporting B ta bem ta..

Far(away) disse...

Cada coisa a seu tempo. Haverá oportunidades para se falar da classificação dos arbitros. Quanto ao jogo de ontem, sinceramente há coisas mais importantes pars se discutir

Unknown disse...

LFV e JJ incomodam? Troquem pelo Paspalho e o Azelha. Que tal?