English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A transformação de Enzo


Enzo Pérez foi contratado ao Estudiantes e vinha rotulado de um jogador com grande categoria, se bem que se pensava nele sobretudo como médio ala. No entanto a sua permanência no clube não foi duradora, após uma lesão e uma difícil adaptação ao Benfica, em Janeiro voltou para a argentina e para a equipa de onde tinha vindo anteriormente. Parecia que ia ser mais um caso perdido, mais um activo que poderia perder-se de empréstimo em empréstimo, se bem que este activo tivesse uma qualidade inquestionável. Felizmente que isso não aconteceu.

Iniciava então a época de 2011/2012 e o Benfica tinha acabado de vender Javi Garcia e Witsel, sendo que o belga foi vendido depois do mês de Agosto. Jesus tinha que jogar com o que tinha e apostou em Enzo para a zona central do meio campo e em Matic para o lugar de Javi. Estava assim encontrado o novo meio campo do Benfica que tão bem deu conta do recado durante a época. Enzo adaptou-se à nova posição de forma rápida e cedo fez esquecer Witsel. Jogador inteligente com ou sem bola, bom condutor de jogo, forte na marcação, dinâmico nas suas movimentações, tornou-se por direito próprio, uma das peças fundamentais da equipa, uma das pedras basilares do plantel. E agora dificilmente imaginamos um onze do Benfica, sem Enzo Pérez. Uma história com final feliz. Jesus teve o mérito nesta situação.

5 comentários:

M. Silva disse...

Na minha opinião, a equipa não está a retirar o melhor do Enzo.

Far(away) disse...

Podes explicar porquê?

M. Silva disse...

A espaços vêm-se pormenores do Enzo que mostram que tem muito mais para dar à equipa, principalmente em termos ofensivos, do que dá hoje. Dá a ideia de estar demasiado 'amarrado' a uma posição/a um papel definido pelo treinador. Acho que pode render muito mais se tiver maior liberdade de movimentos, mas isso pediria um outro médio que assegurasse a segurança defensiva.
Sinceramente, acho que o papel que tem no actual sistema do Benfica não é aquele que mais beneficia as suas qualidades.

Far(away) disse...

Entendo o teu ponto de vista. Temos que ver que Enzo foi uma invenção em cima do joelho por causa da saída de Witsel. Ainda assim o seu nível exibicional foi bom. O Benfica para o meio campo à frente de Matic tem Enzo, André Gomes e Amorim. Não estou a ver chegar mais ninguém. Pelo que o veremos a jogar no lugar onde tem jogado.

M. Silva disse...

Claro, nunca quis transmitir a ideia de que estou pouco satisfeito com o rendimento dele, antes pelo contrário. Simplesmente fico sempre com a sensação de que há ali algo mais, que está a ser desperdiçado.
Mesmo assim, foi um dos melhores na época passada.