English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Será a época de afirmação de Rodrigo?



Com Cardozo de saída, restará ao Benfica Lima e Rodrigo, estando ainda aberta a possibilidade de chegar mais um novo avançado. Rodrigo desde o empréstimo ao Bolton demonstrou muito potencial e capacidade para triunfar num clube com as exigências do Benfica. Não me esqueço daquela temporada onde estava num grande momento de forma, até que Bruno Alves o lesionou... a partir daí todavia, nunca mais conseguiu ter o mesmo rendimento. Tem sido um jogador irregular no clube, mas que vem confirmando as credencias nas selecções jovens espanholas. A verdade é que a concorrência, tem sido muito poderosa, quer Cardozo, quer Lima, ofereciam mais garantias ao treinador, que no entanto não foi deixando de apostar em Rodrigo, sobretudo nas competições europeias. Será esta a época de afirmação de Rodrigo? O ano onde vai confirmar o valor que se lhe reconhece, subindo o seu futebol para um patamar superior? Estará aqui uma janela de oportunidade?

Vamos por partes. Qual a posição onde pode render mais? Muitos dirão como ponta de lança, como o último homem do ataque, explorando a sua velocidade e capacidade de improviso. É dessa forma que se foi notabilizando nas selecções jovens de nuestros hermanos. Jesus tem utilizado Rodrigo muitas vezes como o segundo homem do ataque, ou até em circunstâncias especiais, encostado a uma ala. Poderá esta alternância prejudicar a sua afirmação? Admito que sim, mas acho que o problema no que toca a Rodrigo vai além disso. Rodrigo tem que amadurecer a forma como joga. Precisa pensar mais para o colectivo, pensar além do seu próprio umbigo. Bem sei que um avançado tem que ter os olhos postos na baliza, mas Rodrigo exagera nas jogadas individuais, exagera na forma como tenta por si próprio fazer tudo ao mesmo tempo. E tal irrita-me, porque se souber dosear isso, não só a equipa ficará a ganhar, como o próprio jogador poderá tirar maior partido das suas características. É um jogador egoísta e que precisa abrir os horizontes.

Tudo isso poderá ser corrigido se tiver a oportunidade de jogar mais regularmente. Admito que sim. Vê-se que sempre que é chamado, que está pressionado para fazer a diferença e essa ansiedade claramente o prejudica. Precisa ter mais tranquilidade, jogar o seu futebol de forma natural. Acredito que terá esta época mais minutos de jogo, cabe ao jogador mostrar que tem valor para triunfar.

Nenhum comentário: