English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vieira e Jesus. O dueto que nos destroi...

A derrota previsível na Madeira, os sinais estavam lá...

...para quem os quisesse ver. Alguém está minimamente surpreendido com o desfecho do jogo nos Barreiros? Era mais do que evidente de que a equipa iria entrar sobre brasas e com uma responsabilidade extra nos ombros. Uma responsabilidade extra que foi criada pela incompetência de quem nos dirige e de quem nos treina. As sucessivas novelas, os sucessivos impasses, desde a renovação de Jesus até à permanência ou não de Cardozo, a má pré-época realizada, tudo junto, resultou numa combinação explosiva que só podia dar mau resultado. Neste clube, proteger os jogadores, dar-lhes condições mínimas para que eles possam jogar dentro da normalidade, é coisa que não nos assiste. O que vemos é precisamente o oposto, coloca-se ainda mais pressão sobre os jogadores, não bastasse a pressão natural de jogar num clube como o Benfica. No fundo, colhemos o que semeamos. Mas uma coisa tem que ser dita... o presidente e quem o acompanha tem muita culpa no cartório. O treinador já mostrou que não tem unhas para tocar esta guitarra. Mas a meu ver, a principal culpa está mesmo na maioria dos sócios que apoia esta mediocridade e que não se revolta com o actual estado de coisas. Gente conformista, letárgica, adormecida num sono profundo. É tempo de acordar. É tempo da exigência voltar ao Benfica!
 
A má preparação do jogo por parte de Jesus
 
A forma como Jesus montou a equipa, é de suspirar aos Deuses, o que fizemos nós para merecer isto. Vários erros foram cometidos. Desde logo a titularidade de Maxi em detrimento de Sílvio. O que a pré-época nos mostrou é que Maxi não estava ainda na forma ideal e que Sílvio estava num patamar de competitividade superior. O que o treinador faz? Aposta no jogador que tem menos condições para render. Continuando... Djuricic, é pensado por Jesus como segundo avançado. O quê? Djuricic é um jogador que tem que jogar no centro do terreno como aquilo a que vulgarmente chamamos de playmaker e apesar de ter feito pouco ou nada de relevante durante o tempo que esteve em campo, não será naquela posição descrita por Jesus de "9,5", que vai demonstrar todo o seu enorme valor. Mas por tudo isto já esperava eu... foi apenas a pontinha do icebergue. O mais grave não foi de todo isso... O que raio lhe passou pela cabeça, para desfazer um dos sectores nucleares da equipa, ou seja, porque é que não entrou para o jogo com Matic e Enzo no meio campo? Em vez disso prefere deslocar Enzo para uma ala e dar a titularidade a Amorim. Erro crasso. Numa equipa que à partida tem as suas fragilidades, desfazer precisamente aquele que é um dos seus pontos mais fortes, é dar armas ao adversário desde o início do jogo. Matic e Enzo têm que jogar, sempre que estiverem bem fisicamente, juntos no centro do terreno. Pensava que isso era mais ou menos óbvio para todos. Mas não foi óbvio para quem treina a equipa. Eu até posso tentar perceber qual era a ideia de Jesus, mas cada vez que o tento fazer, mais chego à conclusão de que ele não tem a mínima ideia, de como tirar o melhor rendimento do plantel que tem à sua disposição! Gestão amadora.
 
Que conclusões têm que ser tiradas de tudo isto?
 
A primeira e mais importante, é que a gestão de Luís Filipe Vieira tem que ser posta em causa. Mais do que isso, o Benfica é um clube que se define como vencedor, mas o actual presidente não interpreta essa definição como deveria. O tempo de Luís Filipe Vieira no Benfica terminou. Precisamos de novas ideias, novos ideais, precisamos de alguém que recoloque o clube de acordo com os valores em que foi fundado. O pensar neste presidente como a única salvação disponível e há muita gente que assim pensa, é uma afronta àqueles que durante décadas fizeram do Benfica aquilo que é hoje em palmarés. Antes de Luís Filipe Vieira chegar ao clube, o Benfica já tinha conquistado, 30 campeonatos. 30! Onze anos depois, somamos apenas mais dois. O que fica na história não é a fundação de televisões ou a construção de um museu. O que fica na história e aquilo que permite conquistar a tão falada mística, são os títulos. E no futebol, esses títulos são quase uma miragem. Para quando julgar Luís Filipe Vieira, por aquilo que não consegue fazer (porque é incompetente ou porque simplesmente está-se a marimbar, escolham vocês) para tornar o Benfica um clube vencedor? Ou será que vamos atirar as culpas apenas para o treinador? É que saindo o treinador, e venha quem vier, o maior problema perdurará. E esse tem um nome bem vincado.
 
Jesus tem que sair...
 
...imediatamente. A sua renovação foi patética. Premiamos um treinador que nada ganhou na última época e que já não tinha condições para continuar no clube. Isso nunca, mas mesmo, nunca, deveria ter acontecido. No entanto, e apesar de já estarmos com grande atraso perante o nosso grande rival (e não estou a falar do número de pontos), ainda é tempo de remediar o que está errado. E Jesus não pode continuar a ser o treinador do Benfica. Nem mais um dia. Está mais do que provado, de que o seu ciclo no clube terminou. Para aqueles que começaram a pensar isto, depois da derrota com o Marítimo, tenho que dizer que não vivem o Benfica como deveriam. Vivem o clube como Vieira quer que vocês vivam. Este pensamento seguidista tem que acabar de uma vez por todas. É preciso ser frio e racional por mais que isso nos custe. O dinheiro que o Benfica teria que pagar para Jesus saír, nesta altura não deveria ser o maior obstáculo a sua saída, como sei que é o caso. Porquê? Porque a sua permanência poderá custar ainda muito mais caro ao clube. Segurar Jesus perante tudo o que o Benfica está a viver neste momento, seria não apenas um erro. Seria um absurdo. Mas quem no seu perfeito juízo quer um Benfica à imagem deste treinador, secundado por quem o dirige? É isto que os benfiquistas querem, um clube vazio na sua honra, um clube perdedor? Um clube que personifica a arrogância e os egos em vez de personificar a humildade e a sede de vencer? Isto não é o Benfica. Isto é apenas uma cópia que por sua vez é falsificada do que outrora representou o glorioso Benfica. Que se distinguia pela competência. Pela altivez. Atributos que não pertencem a Jesus.

8 comentários:

José Rama disse...

Jesus "trabalha" para receber os 8 milhões dos cofres do Benfica, mas deviam sair da conta pessoal do LFV

Far(away) disse...

Agora é a hora!

Mudar de rumo.

Jesus já não faz parte de solução. É um problema. Que tem que ser terminado imediatamente.

rudolfo dias disse...

Jesus , vai para o lugar que te pertence , o céu . Vais fazer com que o nuumero de sócios e assinantes do nosso canal diminuam como eu e os meus 2 filhos menores .

yahsek disse...

Tem toda a razão no que escreve mas quem são as alternativas?
Vamos pagar 8 milhoes de indenização ao Jesus?(que estupidez de renovação)
Haverá alguém credível que queira pegar num clube com 500 milhões de passivo?
Temo que mais ano menos ano teremos que refundar o clube não estou a ver como vamos pagar tudo que devemos.

antunes disse...

Parabéns ao seu post, define o que me vai na alma. Já não comprei red pass por achar que com esta estrutura (direção/corpo tecnico),não iriamos a lado nenhum. Jesus tem de sair e a boa maneira inglesa temos de arranjar um manager que treine e mande no futebol, ou então eleições antecipadas.

PP disse...

Sinceramente, agora não é hora de nada.

Aliás, minto. Agora é a hora de quem tem ambição e competência para ser presidente do Benfica, para começar a preparar uma candidatura a presidência com pés e cabeça, para que no final desta temporada muito provavelmente hajam as ditas eleições antecipadas.

O LFV prometeu 3 campeonatos em 4 anos. 1 ano já lá vai, pelo que para mim, se este ano falhar (até pode conquistar a taça de Portugal), para mim sai.

PS: já tiravas o "captcha" Far(away)...

joão carlos disse...

A má preparação do jogo por parte de Jesus
Quanto ao maxi eu até acho que ele é melhor que o Sílvio mas tendo em conta que o maxi teve uma viagem desgastante e chegou em cima da hora o melhor era ter jogado o Sílvio. Eu já tinha dito noutro teu post que não era bom por o cortez a jogar neste jogo era preferível ele estrear num jogo em casa e mais uma vez tivemos custos com isso.
Quanto ao djuricic concordo contigo mas o jejum já formou a sua ideia e agora por orgulho não vai mudar nem que o jogador prove que é uma grandessíssima mer** a jogar a 9,5.
O sujlemani é outro jogadores que venham para o clube a custo zero são para queimar este treinador só joga com ele se não tiver mais ninguém o Homem é extremo direito e quando o coloca em campo é a extremo esquerdo lugar para o qual tem varias alternativas.

Que conclusões têm que ser tiradas de tudo isto?
O presidente apostou as fichas todas na renovação o treinador agora tem de tirar as conclusões dos erros cometidos pelo mesmo.

Jesus tem que sair...
O erro foi ter continuado tal como o foi a continuação do Fernando santos no segundo ano mas o presidente nunca percebeu que o seu erro foi ai, depois o despedimento na primeira jornada foi apenas uma consequência do erro cometido, e como tal voltou a cometer o mesmo erro agora ele vai segurar o treinador o mais tempo possível mas isso vai ter graves consequência em termos financeiros porque nos vai custar vários milhões e em termos desportivos porque vamos andar ao deus dará até o treinador se ir embora.

Alexandre disse...

Que anedotas estes dois parolos de merda que andam a sugar tudo aquilo que deveria representar os verdadeiros valores que durante décadas fizeram do nosso clube universalmente conhecido e admirado.Actualmente o Benfica navega ao sabor dos caprichos de dois autênticos perdedores,que só querem saber como hão-de encher os bolsos deles e dos amiguinhos infiltrados que se divertem e gozam com a nossa desgraça.Vamos para 5 aos da mesma merda,é só bazófia,arrogancia,cagança,fanfarronice e um autentico desrespeito por quem realmente sente tudo isto,nós os adeptos.Só continuamos a ser grandes devido ao nosso fantástico palmarés,á nossa massa adepta,porque em termos de recursos humanos,desde dirigentes,passando por treinadores e alguns atletas,não valemos a ponta de um corno.Mas quem vota neste trafulha por 3 vezes tem o Benfica que merece.