English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Que maneira de defender é esta?

O primeiro jogo oficial da temporada apenas demonstrou uma vez mais, a forma como não conseguimos defender de forma segura. E se alguns poderão ter diferentes opiniões sobre que jogador deve ocupar esta ou aquela posição, o problema é mais profundo e vai além de quem joga. O Benfica não tem um sistema defensivo mecanizado. Os jogadores parecem perdidos dentro de campo, cada um tentando fazer o que pode. Não existe uma noção do colectivo suplantar as dificuldades que podem ser criadas pelos adversários. As bolas paradas a nosso desfavor são quase sempre um calafrio. O jogo sem bola do Benfica roça o amadorismo em certas ocasiões. No momento de perda de bola, não raras vezes, a equipa é apanhada em contrapé e o Benfica não sabe lidar de forma adequada com isso. Aquilo que vemos é uma quase total anarquia em termos defensivos.
 
Desengane-se quem pensar que isto é um problema recente. Não vem de agora esta forma de jogar. Vem desde a segunda época de Jesus. Aliás o que salvou a primeira época de Jesus, ou melhor, aquilo que permitia manter o equilíbrio no sistema táctico de Jesus era um jogador chamado Ramires, que defendia e atacava com a mesma intensidade. Que tinha capacidade para recuperar rapidamente após a perda de bola, para se posicionar de forma correcta quando o adversário atacava. Com a saída de Ramires, Jesus deveria ter implementado uma outra forma de jogar. Em vez disso abdicou de um interior direito e colocou um extremo, no caso Salvio. E Salvio é um grande jogador, mas não equilibra a equipa da mesma maneira como fazia o brasileiro. Jogadores com características diferentes. Jesus decidiu continuar com a sua filosofia e o que vimos a partir daí foi uma equipa insegura a defender, que abana quando é pressionada de forma intensa com bola. O problema não foi atacado, os efeitos continuam a sentir-se.
 
Depois sim, podemos falar das escolhas de Jesus. Algumas invenções e teimosias que nos custaram caro ao longo dos anos. Roberto, Emerson, Melgarejo foram exemplos disso mesmo. E se aqui até posso acreditar que nem sempre o treinador tem aquilo que pede, também é preciso dizer que no Benfica quem decide o que fazer em termos de gestão de plantel, nomeadamente no que toca a entradas, tem quase sempre um nome em comum: Jorge Jesus. E se temos normalmente caviar servido do meio campo para a frente, na defesa vai chegando pão com manteiga, com algumas excepções como Garay. A forma como recentemente temos descurado as lacunas na defesa é um dos pormaiores que no final explicam algum do nosso insucesso. Esta temporada assistimos a algo de novo, neste aspecto? Porquê os mesmos erros são cometidos de forma sistemática? Esta pergunta deveria entrar na cabeça de todos os benfiquistas. À primeira cai quem quer. À segunda ou terceira, cai quem for burro ou masoquista. Sinais dos tempos...

Nenhum comentário: