English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Entre os pingos da chuva...

O Benfica venceu o seu primeiro jogo no campeonato, mas não se livrou de um valente susto. No finalzinho os jogadores tiveram a alma necessária para conquistar os três pontos e resgatar Jorge Jesus. Resgatar é mesmo o termo, porque aquilo que se viu novamente neste jogo, foram uma série de opções que não se percebem. Aquilo que pudemos observar a olho nú é que a equipa joga de forma insegura e vive dos rasgos individuais dos seus melhores jogadores. Não há um fio de jogo, uma dinâmica colectiva. E quando assim é estaremos sempre mais expostos aos erros.

Há uma série de coisas que não entendo nas escolhas do treinador. Rodrigo e Lima não funcionam juntos.  Djuricic relegando para o banco de suplentes, quando se viu que a sua entrada em campo mexeu com o jogo, como jogador diferenciado que é. Sulejmani entra tardiamente no jogo e "saca" de  uma assistência para golo. Jesus volto a frisar, não consegue tirar o melhor rendimento do plantel que tem à sua disposição, porque vive em função do seu modelo de jogo. Não consegue abrir os horizontes, mudar o que está errado, não consegue evoluír.

Jesus afirmou que é muito mais moralizante vencer um jogo da forma como vencemos, do que se tivéssemos goleado. Certo, até posso concordar. O problema no entanto não está aí. Está na forma como a equipa voltou a evidenciar sinais preocupantes que a vitória em si, não consegue apagar. E o que o passado recente nos demonstra, é que esses sinais vão continuar a aparecer, os mesmos erros, voltarão a ser cometidos. Segue-se uma deslocação à Alvalade onde vai encontrar uma equipa comandada por um bom treinador e que atravessa um bom momento. Uma equipa que ao contrário de nós, vale mais pelo colectivo do que pelas individualidades. E se entrarmos em campo com a mesma forma de jogar, com a mesma filosofia, as chances de sucesso serão diminuídas drasticamente.

Cardozo faz falta ao Benfica. Ou se quiserem, faz falta ao Benfica mais uma opção de peso no plantel. E não me falem de Funes Mori... Foi notória a dificuldade na concretização, Lima teve um jogo muito perdulário, mas não foi só isso. O jogo de Lima vem por aí acima quando acompanhado de Cardozo. Complementam-se muito bem e se a ideia for jogar com dois avançados é uma dupla forte. Já a dupla Rodrigo/Lima não funciona, anulam-se um ao outro. E depois existe sempre a tendência de puxar o Rodrigo como segundo avançado. Não gosto. Nem gosto do jogodor Rodrigo por estes dias... Se Cardozo não ficar no Benfica, creio que teremos um problema no ataque. Lima é bom jogador, mas é o único fora o paraguaio que dá garantias imediatas. Confiar cegamente em Mori ou Rodrigo será um erro...

2 comentários:

Eurico Ricardo disse...

Bom texto. O Suljemani jogou os últimos dez minutos do jogo com o Maritimo.

Far(away) disse...

Nåo vejo melhoras na equipa de ano para ano. E quando assim é, o sucesso será sempre mais difícil de ser alcançado.