English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 31 de agosto de 2013

Só a vitória interessa...

... em Alvalade. O Benfica chega ao derbi pressionado pelo facto de não poder perder pontos, uma vez que já escorregou na primeira jornada do campeonato. Não só a vitória é o único cenário que interessa, como também uma possível perda de pontos, deixaria o Benfica mais distante do seu adversário directo. E sabemos bem como funcionam as coisas quando esse tipo de coisas acontecem no campeonato português. Se o Porto se apanha com uma vantagem de 4 ou 5 pontos, não mais a deixa fugir, ao contrário do que tem acontecido nas últimas duas temporadas com o Benfica. Por isso Jesus não tem outro remédio, tem que necessariamente vencer o jogo e dar um boost moral à equipa. Tudo o que não seja isso será mau e com consequências nefastas para aquele que devia ser o principal objectivo da equipa.

Em que condições chega à equipa para este jogo? Em condições muito desfavoráveis. Primeiro porque vai apanhar um adversário, que embora esteja em reconstrução, aparenta ser uma equipa sólida, bem organizada, consciente das suas limitações e por isso mesmo perigoso. Se num derbi existe sempre a tendência de pensar que tudo pode acontecer, neste caso, ainda mais, mas a desfavor do Benfica. Será um jogo muito difícil até porque o Benfica atravessa uma fase complicada e os seus jogadores não estão com os seus melhores índices de confiança. No entanto, temos capacidade para chegar a Alvalade e vencer, mas a atitude da equipa, terá que ser outra. Os nossos desequilibradores podem fazer a diferença a qualquer momento, mas terá que ser a equipa em si a fazer sobressair esses mesmos desequilibradores. Esse poderá ser o segredo do (in)sucesso.

Certo é que nunca Jesus teve tão pressionado antes de um jogo com o Sporting como está agora. E Leonardo Jardim, que é um treinador inteligente, já começou com os jogos de bastidores, aludindo à forma como o Benfica costuma marcar as bolas paradas, nomeadamente os lançamentos laterais. Tudo isto pode parecer insignificante para alguns, mas não o é de todo. Resta a Jesus, mostrar que que sabe montar a equipa e que conhece bem o adversário que vai encontrar, que pouco tem a ver com o Sporting que temos encontrado nos últimos anos. Este Sporting não será ainda um candidato ao título, mas encurtará distâncias, disso estou certo. Até que ponto encurtará essas distâncias ainda não sei, mas o que sei, é que o Benfica, mais do que nunca precisa respeitar o adversário que vai enfrentar, sempre consciente é claro de que temos valor suficiente para ir buscar o resultado que nos interessa. Mas apenas se fizermos bem o nosso trabalho de casa...

Nenhum comentário: