English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Rui Costa à sombra de quem?


Tenho consideração e respeito pelo Rui Costa. Mas esse respeito, essa consideração ainda vem do seu tempo como jogador, onde foi um intérprete do mais alto quilate. Chegou ao Benfica em plena reforma e transictou para funções directivas. De então para cá, o que vimos foi um Rui Costa a mudar de lugar dentro da estrutura do Benfica, como uma pulga vai saltando de cão em cão. Isto não se percebe. Se quem de direito viu nele, qualidades para ser uma mais valia dentro do clube, devia ter estudado antes, onde poderia ser mais útil ao Benfica. O Benfica não pode ser um laboratório de experiências onde vai-se testando as coisas conforme as necessidades. E não o pode ser, porque se já temos uma estrutura débil, mais débil se tornará se não se colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Não sou de todo, contra a integração do "maestro" no clube. Entendo que tem coisas positivas para dar e que pode ser enquadrado dentro da realidade benfiquista. Mas é preciso definir de uma vez por todas onde ele pode ser uma mais valia. A incerteza se é director desportivo, director da prospecção ou outra coisa qualquer não é benéfica para o clube. Reparem que ainda não falei do nome de Luis Filipe Vieira. Mas é sobre ele que recai toda a responsabilidade neste assunto. Pode-se dizer que até ao momento, este dossier tem sido bem gerido? Pode-se afirmar que Rui Costa está a ser preparado para um dia assumir um papel mais importante dentro do clube? Será mesmo que sim? Que indicações temos de que isso esteja a ser feito com seriedade?

A ideia que passa muitas vezes é que o Benfica é gerido conforme os caprichos de quem o dirige. O Benfica não pode ser um clube de caprichos, não pode ser um clube de egos, não pode ser o reflexo de arrogância e demagogia. Tem antes que ser um clube trabalhador, humilde, que honra os valores pelos quais um dia foi fundado. Rui Costa tem junto da massa adepta do clube, um enorme respeito e admiração, mas temo que isso seja o espelho apenas do que foi enquanto futebolista. E será um erro avaliar uma pessoa exclusivamente por aquilo que ela foi no passado. Temos que a avaliar também no presente e antecipando o futuro. Rui Costa, defendo-o está mal encaminhando. Está mal aconselhado e está enquadrado dentro de uma estrutura que não obtém dele o melhor que ele tem para dar. As culpas morrem solteiras.

4 comentários:

ZimN disse...

Sabendo o que significa Rui Costa para a nação benfiquista, custa-me a querer que o presidente esteja a brincar com ele. Quanto muito dá-lhe um cargo para o manter no clube.
Ainda do outro lado, acho que o Rui por mais amor que tenha ao clube não acredito que se deixasse andar assim.

A minha opinião é que ele está a ser preparado. Anda a conhecer bem por dentro, os principais sectores do clube, para vir muito em breve a ser o próximo presidente e poder dar continuidade ao projecto, e mantermos a confiança e união.

PEDRO ÀLVARES CABRAL disse...

Enormerrimo Far(away), Companheiro,

Mais valia estares quieto e escrever sobre outro assunto, para nao fazeres figura tao triste.

Nao sabes o que faz o "Maestro"?
Achas que mudaram as suas funcoes?

Tanta 'parra' quando a 'uva' vem escarrapachada, ha anos, nos sucessivos "R&C" da Nossa SAD.
Sugiro-te que os leias e confirmes que o "Maestro" e o unico Administrador com o pelouro do Futebol (todo ele).

Se juntares a este dado um conhecimento minimo sobre o funcionamento de um Conselho de Administracao, do estatuto de um Administrador e do que representa uma SAD que e o 'coracao' de um Grupo economico com mais de 150ME de Proveitos anuais, vais perceber que estiveste a perder o teu tempo, a menos que o teu objetivo fosse confundir cabecinhas ignorantes e, por isso, manipulaveis.

Viva o Benfica!
(Jose Albuquerque)

Anônimo disse...

O maestro foi quem foi em campo, porque sempre soube trabalhar para a equipa mais que para ele proprio. Sem nunca se deslumbrar sempre colocou a equipa de que fazia parte em primeiro lugar. Custa entender a primeira , mas todos ganham quando ha seriedade e humildade.

Far(away) disse...

José Albuquerque, você terá a sua visão sobre o assunto, respeito isso, mas por favor não me atire areia para os olhos. O problema não está em saber o que ele faz agora, mas perceber que ao longo deste tempo a sua situação tem sido pautada por avanços e revés, no que toca ao seu desempenho dentro do clube.