English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Djuricic, Markovic e Sulejmani

São três reforços para a próxima época. Três jogadores sérvios com qualidade. O que poderão trazer eles à equipa? Comecemos pelo primeiro, Djuricic.

Djuricic assume-se como um clássico número 10. Mas eu acho que o seu futebol vai muito além disso. É um jogador inteligente que procura os espaços com assertividade, que sabe progredir com bola, dotado de uma técnica acima da média e de uma capacidade de finalização muito aceitável. O que significa a sua chegada? Voltará o Benfica a jogar com apenas um avançado? Se assim for, Djuricic pode e deve fazer o papel à frente dos dois médios, servindo de ligação com o avançado. Isto não pode, nem deve querer dizer que será um segundo avançado, antes um jogador que vem com a bola controlada de trás para a frente, procurando criar desequilíbrios, até porque é um jogador rápido o suficiente para romper as defesas. Se a ideia for jogar com dois avançados e enquadrar o sérvio na equipa, então Djuricic poderá fazer o papel de Enzo ou jogar encostado a uma ala. Nem uma coisa, nem outra, seria o melhor para o Benfica ou para o jogador, na minha forma de ver as coisas. A terceira hipótese de jogar como segundo avançado, já disse o penso sobre ela. Seja como for é um jogador de inquestionável qualidade e alguém a seguir com muita atenção no futuro. É já um jogador maduro, pelo que o seu processo de adaptação, prevejo que seja rápido, embora nestas coisas exista sempre alguma margem de erro.

Markovic. É um jogador com enorme talento, já com várias presenças pela sua selecção principal, o que prova a sua qualidade. Pode fazer essencialmente duas posições: Ou actua sob a ala esquerda ou desempenha a função de segundo avançado. Penso que será na ala, nomeadamente a esquerda onde estará o seu futuro mais próximo. É um jogador com muito boa técnica, imprevisível no um para um, o típico jogador abre-latas, que pode desbloquear um jogo, quando este está complicado. O seu processo de maturação, como é normal, ainda está por concluir. Precisa ter mais noção de como jogar para a equipa e definir bem em frente à baliza. Coisas que podem ser trabalhadas. A base está lá. Deverá discutir a titularidade com Ola John, mas Markovic está já, se me perguntarem, num patamar a frente do holandês. Seria muito bom Gaitán permanecer no Benfica, seja para Markovic, seja para Djuricic, pois o argentino pode desempenhar as posições que ambos fazem. Isso iria permitir que ambos crescessem dentro do plantel, com menos pressão e tendo tempo para se adaptar a uma nova realidade.

Sulejmani. Foi uma grande promessa, curiosamente como Djuricic, no Heerenveen. Contratado pelo Ajax, a sua passagem por esse clube ficou marcada por alguma irregularidade, muito por causa de algumas lesões que foi tendo. Onde pode jogar? Nas alas, nomeadamente na direita, flectindo para o centro, procurando explorar a sua boa capacidade de definir as jogadas, seja em assistências, seja em remates. Pode ocasionalmente, jogar no centro do terreno, mas penso que o seu futuro passará mesmo sob a ala direita, onde terá a vida muito difícil, ou não estivéssemos a falar de Salvio, que é titular por direito próprio nessa posição. Sulejmani, quer relançar a sua carreira e escolheu o Benfica para isso. Tem pela frente um desafio difícil, mas se as lesões estiverem longe dele, poderá ter sucesso no clube, pois as suas características são compatíveis com a forma de jogar de Jorge Jesus. Tem qualidade para triunfar, assim ele o queira.

Nenhum comentário: