English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Luisão, ficar ou sair?


Luisão é um jogador que a mim me deixa um sabor agri-doce. Sempre me habituei e vê-lo como um líder da defesa, como sempre me habituei, nos defesos a vê-lo dizer vezes sem conta que era tempo de experimentar novos desafios. É hoje o capitão do Benfica, mas teve atitudes no passado que um capitão não pode, nem deve ter. Aos 32 anos é normal surgir a questão se devíamos romper com o passado recente e renovar a defesa. Ou pelo menos preparar a sua sucessão, de forma a que a médio prazo a sua ausência não seja sentida. No presente imediato, apesar de já não ser o jogador que foi outrora, ainda oferece garantias. Tem muita experiência, para todos os efeitos é um dos rostos do balneário e por isso não sou contra a sua permanência no clube, tendo em vista a próxima temporada. Mas é um dos inegociáveis?

Não. Longe disso. Diz-se que um clube para ter sucesso, precisa manter a sua base por alguns anos. Ora Luisão faz parte dessa base a 8 anos, talvez tenha chegado o momento de outros poderem assumir essa responsabilidade. No entanto, temos que pensar muito bem sobre esta questão. A possível saída de Garay e uma possível saída de Luisão, deixaria no imediato o Benfica orfão dos seus dois centrais titulares. A questão principal para mim, é a manutenção ou não do central argentino. Embora sabendo que muito dificilmente continuará de águia ao peito, seria importante segurar jogadores como Garay, Matic, Enzo, Salvio ou Cardozo... A base está quase toda aqui, é por aqui que o Benfica tem que construir a sua equipa.

Não acredito minimamente que Luisão deixe o Benfica neste verão. Por várias razões. Uma delas é o facto de ser um dos jogadores do agrado quer de Jesus, quer de Luís Filipe Vieira. Outra, é porque o seu valor no mercado é baixo, pelo menos para aquilo que podia convencer essas duas pessoas a abdicar dele. Ficando, a sua sucessão tem que ser assegurada. Mas não só. A sucessão de Garay tem que ser assegurada. E este tipo de coisas, neste tipo de detalhes, falhamos muitas vezes. Por vezes o Benfica mostra pensar apenas no presente imediato e não acautela o futuro. Os exemplos disso são vários. Uma coisa todavia, ninguém pode tirar o Luisão. Que são os seus números com a camisola do clube.

10 temporadas, 370 jogos pela equipa principal, 33 golos marcados, 2 campeonatos nacionais, 1 taça de Portugal, 4 taças da liga, 1 supertaça nacional.


3 comentários:

MS disse...

Ficar. Faz com que quem jogue ao lado dele melhore como futebolista. Nao devia ter conquistado a bracadeira, mas deixar Luisao sair e arranjar problemas desnecessarios.

Far(away) disse...

Luisao se calhar precisa sentir o seu lugar apertado. De forma a nao descuidar as suas exibições...

Piksi disse...

Que se vá embora, não serve os interesses do Benfica e não tem categoria para usar a nossa braçadeira, um insulto a grandes capitães do passado.