English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 10 de agosto de 2013

Funes Mori no Benfica? Mau...



 Ao que tudo indica, Funes Mori será jogador do Benfica, envolvido no negócio de Rodrigo Mora. O curioso é estarmos a contratar um jogador que a maior parte do tempo foi suplente de Mora, que nunca chegou a ser aposta séria na Luz. Aliás, junto da massa adepta do River, Funes Mori não deixará muitas saudades, pois revelou-se um jogador inconstante e incapaz de fazer a diferença. Pelo que pergunto... o que vem este jogador acrescentar ao plantel? Sinceramente gostaria que os dirigentes benfiquistas me respondessem a esta pergunta. Não vejo qualidade o suficiente em Funes Mori para vingar num clube como o nosso. E se o próprio diz que no River teve muita pressão e que isso o atrapalhou, então claramente não sabe o que está à espera dele, mal pise solo lusitano. Um jogador que não lida bem com a pressão é desde logo um jogador que não devia ser considerado como possível contratação. Se ele por acaso pensa que em Lisboa tudo será diferente e que terá a tranquilidade necessária para mostrar o seu futebol, então está muito bem enganado. Para já, mal deve tocar na "chicha". Depois será mais um brinquedo novo, que ao fim de algum tempo estará gasto. Esta história já vi eu vezes sem conta... Se por acaso, alguém dentro do clube, pensa em Funes Mori como um possível substituto de Cardozo, então estamos feitos ao bife.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Fariña vai emprestado para os Emirados Árabes Unidos...

Esta contratação já fazia no início, pouco sentido. Agora ficamos a saber que o jogador foi cedido uma época. Se financeiramente o Benfica pode lucrar algo com isso, desportivamente, o que se quer obter de um jogador que acaba de chegar e é imediatamente cedido? Ainda por cima vai para um campeonato sem competitividade, sem as exigências necessárias para o jogador adquirir aquilo que ele precisa para triunfar no futebol europeu. Não é caso virgem. Este tipo de contratações são estranhas e fazem levantar muitas dúvidas sobre a sua clareza. Depois do que assistimos com Roberto, eis que surge mais um negócio com moldes muito duvidosos. Alguém acredita por acaso que o Benfica conta com Fariña? Eu não acredito. E só não digo o que acredito ser o caso, porque não tenho provas. De qualquer forma fica para a história mais um empréstimo de um jogador, imediatamente após ter sido contratado. Resta saber se alguma vez vestirá a camisola do Benfica em jogos oficiais. Mais uma acha para a fogueira.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Cardozo reintegrado (finalmente)!



A novela deu mais um capítulo. Cardozo pediu desculpas públicas pelo que fez no Jamor e volta a ser integrado no Benfica. O que era para ter sido feito logo após o Jamor, foi feito em pleno mês de Agosto. Estou em crer que a sua saída será mera questão de tempo. A sua reintegração nada mais é para mim, do que uma maneira de não desvalorizar o seu passe ainda mais. Se Cardozo ficar, esse cenário não seria a primeira alternativa.  A sua saída é um problema, mas a sua permanência pode originar um problema ainda maior se saltarem faíscas entre Jesus e ele. É um risco. Que teria que ser muito bem gerido. E não tenho essa confiança em Jesus. Não o caracterizo como um líder. Aceito o "regresso" de Cardozo de bom grado, desde que o seu retorno não prejudique o clube. É uma opção de peso no plantel. Gosto de ter essa opção do nosso lado, adoro o Tacuara, mas sei muito bem o treinador que temos e a forma como ele se relaciona com os jogadores.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mais uma prova de incompetência...



A novela Jesus arrastou-se demasiado tempo e a decisão de renovar o seu contracto a meu ver foi errada. Jesus não tem condições para continuar. Conseguiu elevar o clube a um outro patamar, não o nego, mas já não consegue dar o passo seguinte. Era tempo de mudar... Agora a novela Cardozo é mais uma evidência de como a gestão desportiva do clube é por vezes amadora. Isto tinha que ser resolvido logo após a final da taça de Portugal, para o bem ou para o mal. Não... tínhamos que deixar as coisas em banho maria e agora chegamos à uma situação quase insustentável. A cada dia que passa, o passe de Cardozo vai-se desvalorizando, pois os clubes que possam estar interessados nele, sabem que o jogador está em conflito com o clube. E sabendo disso, vão tentar tirar partido disso. E aqui, a culpa é exclusiva do Benfica. A margem de manobra reduziu-se tanto que ainda vamos ver o jogador partir por menos do que se tem falado. E ver partir Cardozo, um jogador que já está na história do clube, desta maneira, causa-me confusão, ainda que tivesse errado naquela atitude que teve para com o seu treinador. São pequenas grandes coisas onde falhamos de forma sistemática. Os resultados estão à vista.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

As saídas condicionam o Benfica

Ainda não saíu nenhum jogador relevante, embora se saiba que Cardozo será uma questão de tempo. Mas mesmo com a saída do Tacuara, o Benfica terá que fazer pelo menos, mais uma venda. Pelo menos... Garay, duvido que continue... mas é um grande central, do melhor que temos tido. É só o nosso melhor defesa. Matic é um grande jogador. O melhor jogador do plantel do Benfica, digo. Está na plenitude das suas faculdades. O rendimento que tem na sua posição é altíssimo. É um world class player. Algum de vocês está seguro que ele vai ficar? Eu não estou... e se já falta uma alternativa a Matic, com a sua possível saída, seriam necessários dois jogadores para a sua posição. É aquele tipo de jogador que é verdadeiramente fundamental na manobra da equipa. A sua saída seria uma grande condicionante para o clube. E se para Garay, Lisandro López foi contratado para a defesa, para Matic não há uma alternativa de qualidade. Salvio tem mercado, é um excelente jogador, o nosso melhor extremo. É um desequilibrador, por vezes exagera naquele seu estilo "fução", mas faz muitas vezes a diferença. Abana o jogo, põe um ritmo mais alto na partida, marca golos e assiste. É um jogador com muita qualidade. No entanto a sua possível saída, seria no sector onde o Benfica está mais bem servido.

O Benfica estará preparado para a saída de alguns destes jogadores? Todas estas indefinições no plantel, estão a ser estudadas, cuidadas, preparando o futuro? Sinceramente, não me parece... Contratamos bastantes jogadores e ainda assim o plantel tem carências evidentes. É obra! O Benfica podia ter comprado bem menos, reforçar a equipa com 3/4 jogadores de qualidade para as posições deficitárias e teria equipa mais do que suficiente para lutar pela conquista do título. O campeonato vem aí... e é assim que vamos entrar nele. Num mar de incertezas, dúvidas, de ver para crer. O meu cepticismo não está em aceitar a venda de jogadores por valores altos. Isso é normal num grande clube, mas de um país pequeno. Para "equilibrar as finanças" é fundamental vender alguns dos melhores activos. O meu cepticismo está em saber se exige competência para salvaguardar essas saídas. As coisas tanto podem ser feitas bem, tanto podem ser feitas mal. É este o padrão... que tem-se acentuado para o muito mau no que toca a títulos no futebol. O que significa também que a gestão desportiva tem sido mal feita em anos sucessivos. Não existem coincidências nestas coisas. O Benfica neste momento, caminha sobre ferros quentes. Aquilo que vemos não nos inspira grande confiança para o futuro próximo. Tudo parece errado, não é isto o Benfica. Não aquele que conheci. Aquele que conheci era um Benfica vencedor e com valores elevados. Com mística. Mas sobretudo gerido por pessoas competentes. Hoje, em muitos casos, não se avalia o presidente pela sua competência no plano desportivo. Não no Benfica. Mas porquê?

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como parte o Benfica para a nova época?

Fragilizado. A equipa continua com carências e a pré-época tem deixado alguns sinais alarmantes. Se a nível ofensivo o plantel dispõe de óptimas soluções, embora mais fraco na frente sem Cardozo, a nível defensivo o Benfica continua a denotar dificuldades preocupantes que parecem não serem resolvidas. A nossa defesa não é solida, mas a coisa vai além disso. A maneira como a equipa defende no seu todo não é satisfatória, é tudo fruto do individualismo, quando devia ser o colectivo a resolver as coisas. Que Benfica podemos esperar para o arranque de temporada? Para já vai ser um Benfica ainda mais sobre brasas. Depois do que aconteceu na temporada passada, os adeptos andam ansiosos de títulos e ficam, felizmente, cada vez menos satisfeitos com o estar nas decisões. Será fundamental iniciar o campeonato com o pé direito, porque se por acaso começamos a perder pontos, desde cedo podemos ver o título a fugir e estaria aberta mais uma crise no clube, com consequências nefastas, mas previsíveis. Não subestimemos isto. Vieira sabe-o, Jesus sabe-o, nós também o sabemos. A forma como toda esta época foi preparada, desde a renovação de Jesus, à falta de colmatar as lacunas do plantel, passando pelo dossier Cardozo, revela que as coisas podiam ter sido tratadas de uma outra maneira. Tudo o que se passou, só contribuiu para que o Benfica estivesse ainda mais frágil. E tudo o que vem por aí, assusta-me muito. Terá que ser um Benfica quase perfeito, ou então o descalabro, desta vez, será bem mais cedo. Com tudo o que de mau isso implica.

sábado, 3 de agosto de 2013

Rodrigo Mora e Franco Jara poderiam ser opções?

Estou convencido de que Rodrigo Mora tem qualidade para jogar no Benfica. Um avançado com boa qualidade técnica, rápido e com um bom sentido de baliza. Se a ideia após a saída de Cardozo, fosse rentabilizar o que temos dentro dos quadros, então Mora seria uma opção a considerar. Nunca teve uma real oportunidade no Benfica desde que veio do Uruguai e quem não se lembra dos 3 golos marcados ao Gil Vicente na pré-temporada da época anterior em 45 minutos, para depois deixar de ser opção e ser emprestado ao River Plate. Fica por entender esta aquisição, ainda que a custo "zero" se a ideia nunca foi o treinador contar com ele, mas isso são outros quinhentos.

Franco Jara chegou ao clube vindo do Arsenal de Sarandí, a mesma equipa de onde veio Lisandro López. Não se pode dizer que tenha sido um jogador barato, mas na sua primeira época de águia ao peito realizou uma época que tem que ser considerada positiva. Em 45 jogos pelo Benfica, marcou 11 golos, realizando algumas boas exibições, actuando inclusive em alguma ocasiões pelos flancos, principalmente depois das lesões de Gaitán e Salvio na altura. Esperava-se que na segunda temporada de Benfica, pudesse elevar os seus patamares exibicionais e provar o seu valor. Mas espante-se... fez 2 jogos e foi emprestado. Deixou de ser opção muito rapidamente e ultrapassado no plantel por outros jogadores. Um pouco incompreensível, dado que o jogador até tinha deixado algumas boas indicações.

Todos sabemos que Jesus não conta com estes dois jogadores pelo que este post torna-se mera retórica. E sabendo disso, penso que deverá chegar mais um avançado que possa ombrear com Lima e Rodrigo. Acho neste momento, um risco, atacar-se uma época só com Lima e Rodrigo. Não desdenharia um possível reforço nesse sector, desde que claro está, fosse uma mais valia evidente.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Habemus Cardozo ou não?



Até quando teremos que esperar para a resolução deste caso?


Ou Vieira aceita o que os turcos têm para oferecer, ou então reintegra o jogador no plantel.

Simples.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

E a alternativa a Matic onde anda?

O plantel ainda não pode estar fechado. Existem ainda carências que não devem ser subestimadas na sua importância. A baliza mostra ser um dos pontos fracos, podendo e devendo ir o Benfica ao mercado em busca de melhor, mas continua por definir a alternativa a Matic. Seria prudente contratar um jogador que oferecesse qualidade à equipa quando por esta ou por aquela razão, o sérvio não puder jogar. Poderia falar de André Almeida ou Amorim como soluções, mas penso ser curto para o que precisamos. Almeida porque foi perdendo as rotinas da posição e está ainda por provar que possa fazer com qualidade esse lugar. Amorim, porque apesar da boa circulação de bola que consegue fazer, não penso que tenha as características necessárias para a posição. Amorim é um médio centro que gosta de jogar com as costas protegidas. O seu futebol não é um futebol de constantes buscas atrás da bola, não me oference totais garantias. Por isso acho importante olhar para o mercado e encontrar uma solução que resolva este problema. Se vamos tapar o buraco com remendos, a coisa pode correr bem ocasionalmente, mas se por algum inconveniente do destino esses remendos têm que jogar com regularidade, a diferença na equipa vai fazer-se sentir. Porque é uma das posições fulcrais do esquema de Jesus, uma das bases que faz girar a equipa. Atenção...