English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Perdoar vale a pena?

Cardozo regressou de férias, ainda com futuro incerto. Desde a final da taça de Portugal, muitas coisas se escreveram sobre este dossier. Se sai ou fica... parece-me claro que por vontade de Jesus, Tacuara irá jogar para outras paragens, porque ao aceitar de volta Cardozo, estaria a passar a mensagem de que que a disciplina no clube não existe. O que será o melhor para o Benfica neste caso?

O Benfica fazer de Cardozo uma bandeira de que a disciplina impera, de que actos irresponsáveis são punidos, dizendo indirectamente aos outros jogadores do plantel, de que ali é Jesus que manda?

Ou Jesus ter um acto de complacência para com Cardozo, permitindo ao paraguaio ficar no plantel, ganhando a frente de ataque, mais uma opção de peso?

Parece-me a mim, que quer uma opção, que outra, trará algumas consequências negativas. Resta então tentar saber qual a solução que trará mais benefícios... e essa para mim, seria a permanência de Tacuara. Cardozo é um líder. Tem vontade de vencer. Sente as derrotas na pele, muitas vezes é decisivo nos momentos chave, gostando ou não das suas características, é um jogador importante. E se houve coragem para renovar com um treinador, que nos últimos três anos, não conseguiu ganhar um campeonato, também deveria existir coragem, para perdoar uma atitude irreflectida de Cardozo, embora punida internamente. Porque o Benfica, com Cardozo, terá sempre uma coisa. Golos.

Olho na pérola: Bernardo Silva


Fica aqui inaugurada uma rúbrica do Benfica Ad Aeternum. O "Olho na pérola" pretende observar e destacar alguns talentos que têm potencial para representar o clube. E esta rúbrica é inaugurada por um jovem jogador proveniente das nossas camadas jovens, de seu nome Bernardo Silva. De aspecto franzino, quando se olha para o Bernardo, à primeira vista diríamos que não víamos ali nada que te fizesse dizer que é jogador de futebol. Mas é só ver a bola nos seus pés para se perceber que é um jogador como poucos. Visão de jogo, inteligência, progressão com bola, tecnicamente acima da média para a sua idade (é da geração de 94) e pormenores quue estão ao alcance de poucos e que não deviam escapar aos olhos dos responsaveis do clube. Antes de mais nada, precisam desaparecer dois estigmas no Benfica: que os jogadores franzinos não dão jogadores e que a aposta na formação seja feita apenas no plano teórico. Se há qualidade o único defeito é negligenciar essa mesma qualidade. Já tive a oportunidade de abordar isso aqui.

Em princípio Bernardo Silva será integrado na equipa B na próxima temporada. É uma medida que faz sentido, pois assim poderá competir num patamar superior e estar mais preparado para o futebol de alta competição. Mas eu teria ido mais longe. É tal o talento deste jogador que eu teria lhe dado a pré-época com a equipa principal. Sei que ao ler isto, alguns de vocês poderão pensar que seria uma decisão precipitada mas a meu ver, seria mais um passo rumo à sua evolução. De referir que o percurso do Bernardo nas camadas jovens é curioso. Na época passada, foi um jogador muito utilizado, dando nas vistas, mas antes disso nem por isso jogava muito, ainda que sempre que o fizesse, tivesse deixado boas indicações. Foi alguém cuja utilização foi feita aos soluços, em detrimento de outros "meninos" que nem metade do talento dele, tinham (para ser simpático). Quem anda por dentro da formação do Benfica, saberá disto, melhor que eu. E saberá as razões para tal.

Certo é que o Benfica tem aqui um possível activo que se for bem gerido, pode tornar-se num caso sério. E é precisamente isso que me preocupa. Claro que o jogador, também terá que saber corresponder dentro de campo, mas isso estou convicto de que o fará. Se não o conhecem, fixem este nome e tentem acompanhar alguns jogos daqui por diante.  Um médio ofensivo dinâmico que tanto pode fazer de oito como de dez, sendo que se me perguntarem, será precisamente na posição oito que poderá ter mais futuro pois as suas características são compatíveis com esse lugar. Certamente um dos maiores talentos vindos da formação do Benfica nos últimos anos. E um dos tais que aparecem muito poucas vezes em cada geração.

terça-feira, 16 de julho de 2013

O que falta ainda ao plantel?

A época já arrancou e chegaram vários jogadores ao clube. Se havia lacunas nas faixas laterais da defesa, chegaram Sílvio e Cortez. Na zona central da defesa, Mitrovic, Lisandro e Steven Vitória foram contratados. Amorim regressa e pode ser mais uma solução para o meio campo (resta saber exactamente onde). Nas alas Markovic e Sulejmani garantem muita qualidade ao jogo da equipa. Djuricic vai lutar com Gaitán (que pode actuar também nas alas atacantes) por um lugar no meio. Faltará alguma coisa ao plantel? As contratações até ao momento foram acertadas?

Vamos à primeira pergunta. Sim, falta ainda pelo menos colmatar uma lacuna do plantel, ou melhor contratar um jogador que possa ser uma boa alternativa a Matic. Não subestimemos a importância deste assunto. O sérvio é um grande jogador, mas a época é longa, poderão haver lesões e castigos e será preciso ter no plantel alguém que ofereça à equipa um bom rendimento. Podem-me perguntar... Amorim poderá ser esse jogador? Não creio. Não penso que tenha a dinâmica necessária para ser o primeiro médio à frente dos centrais, nem a disponibilidade física para tal. Para além do que Amorim não é propriamente forte nas marcações, nem as suas características adequam-se à posição. É bom que tenhamos isto em conta...

Depois, a baliza do Benfica, na minha forma de ver as coisas, continua a ser um problema por resolver. A inconstância de Artur que já custou caro ao clube, não me permite pensar que estamos bem servidos na baliza. Oblak poderia ser a solução, mas ao que parece vamos ter um nova novela de verão em torno deste jogador. O clube poderia vir a terreno esclarecer algo sobre o assunto, confirmar ou desmentir as notícias que têm saído (como tantas vezes o fez anteriormente) mas até ao momento, o silêncio faz-se sentir. Independentemente disso, salta à vista que uma equipa precisa de ter na baliza um dos pilares da equipa e isso não acontece neste Benfica, pelo que poderemos sofrer alguns amargos de boca novamente no futuro.

Quanto à segunda pergunta, globalmente estou satisfeito com as aquisições feitas até ao momento, ainda que existam algumas incógnitas, como serão os casos de Mitrovic ou Cortez por diferentes razões. Mitrovic porque teremos mesmo de esperar para ver a sua valia. Cortez, porque vai necessitar de algum tempo para se adaptar à nova realidade e isso numa equipa que tem que ter resultados imediatos é sempre uma desvantagem. Mas se alguém pensa que são apenas os jogadores que no Benfica fazem a diferença com vista a ganhar títulos, está enganado. O condutor de homens que temos ao leme, como já provou inúmeras vezes, tem a tendência de falhar nos grandes momentos. E a sua maneira de lidar com os jogadores, não é compatível com um líder. E isso faz toda a diferença num campeonato que tem as vicissitudes do nosso. Não basta lutar contra os outros. Muitas vezes temos que lutar contra nós mesmos, contra a nossa incompetência. Fica mais difícil...

Luis Fariña para quê?

Está prestes a chegar mais um jogador para o Benfica. Luis Fariña de seu nome chegará do Racing e assinará por cinco anos em princípio. Vamos ao que interessa.

Questão 1: É bom jogador?

É um bom jogador, embora tenha algumas dúvidas sobre a sua condição física. Assume-se como um "enganche" ou seja um constructor de jogo, alguém que gosta de pegar o jogo da equipa e transportar a bola. Veloz, tem uma dinâmica interessante, possuidor de boa técnica. Mas então já não tínhamos o Djuricic e o Gaitán? Ou será que o Gaitán está de saída? Se sim até posso perceber o alcance desta contratação. Mas duvido que tal aconteça. Pode ainda fazer a posição oito e nesse sentido poderá ser o caso de Jesus pensar nele como uma alternativa a Enzo. Mas se tal acontecer, o que fazer com André Gomes e para quê a volta de Amorim? O que me leva à segunda questão.

Questão 2: Percebe-se o sentido desta contratação?

Não, ponto. Mas deve ser classificado como uma boa oportunidade de negócio. Mais uma. Contratamos mais um jogador para o meio campo, vamos dizer, com características mais ofensivas, mas fomos buscar um lateral esquerdo por empréstimo com cláusula de opção. É para poupar certamente.

Questão 3: Não haveria outras lacunas por colmatar e onde deveríamos investir?

Sim e disso falarei brevemente.

Questão 4: Quem fica a ganhar com isto?

O Benfica não acho que fique. Alguém no entanto ficará. Não está em causa a qualidade do jogador, mas sim o critério no ataque às lacunas do plantel. Mais um jogador para a lista. Boa sorte para ele.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Luisão, Lisandro, Steven, Mitrovic, Jardel serão suficientes?

Garay como seria esperado vai embora. O nosso melhor jogador no centro da defesa vai partir rumo a outras paragens, seria sempre uma questão de tempo. O que nos leva à seguinte questão? Os outros jogadores que o Benfica actualmente dispõe são suficientes para garantir a qualidade necessária para à equipa? Luisão está na fase descendente da sua carreira. Ainda é um jogador que oferece um bom nível, pela sua experiência mas a cada ano que passa, vai-se percebendo que é tempo de acautelar o futuro. Lisandro chegou agora, é um central que vem de outra realidade e teremos de esperar para perceber se não vai sentir dificuldades na adaptação ao ritmo europeu. Steven foi contratado ao Estoril, mas poucos acreditarão que possa ser uma solução constante no eixo da defesa, já que a dupla titular deverá ser Luisão/Lisandro. Mitrovic é um jogador desconhecido, mas com características interessantes, no entanto é ainda uma incógnita e só com o passar do tempo poderemos tirar as dúvidas. Jardel está mais perto de sair do que de ficar, pelo que se impõe perguntar? É suficiente? Estamos mais fortes ou mais fracos?

A transformação de Enzo


Enzo Pérez foi contratado ao Estudiantes e vinha rotulado de um jogador com grande categoria, se bem que se pensava nele sobretudo como médio ala. No entanto a sua permanência no clube não foi duradora, após uma lesão e uma difícil adaptação ao Benfica, em Janeiro voltou para a argentina e para a equipa de onde tinha vindo anteriormente. Parecia que ia ser mais um caso perdido, mais um activo que poderia perder-se de empréstimo em empréstimo, se bem que este activo tivesse uma qualidade inquestionável. Felizmente que isso não aconteceu.

Iniciava então a época de 2011/2012 e o Benfica tinha acabado de vender Javi Garcia e Witsel, sendo que o belga foi vendido depois do mês de Agosto. Jesus tinha que jogar com o que tinha e apostou em Enzo para a zona central do meio campo e em Matic para o lugar de Javi. Estava assim encontrado o novo meio campo do Benfica que tão bem deu conta do recado durante a época. Enzo adaptou-se à nova posição de forma rápida e cedo fez esquecer Witsel. Jogador inteligente com ou sem bola, bom condutor de jogo, forte na marcação, dinâmico nas suas movimentações, tornou-se por direito próprio, uma das peças fundamentais da equipa, uma das pedras basilares do plantel. E agora dificilmente imaginamos um onze do Benfica, sem Enzo Pérez. Uma história com final feliz. Jesus teve o mérito nesta situação.

domingo, 14 de julho de 2013

Djuricic é O Reforço



É daqueles jogadores que não engana. O toque de bola, a forma como se movimenta, a visão de jogo, torna-o num jogador com características muito peculiares e que não se encontram muito por essa europa fora. Djuricic é a grande contratação até ao momento do Benfica e será um dos jogadores determinantes na nova época que agora inicia. Se tudo correr normalmente, se estiver afastado das lesões, será rapidamente um das peças fundamentais da equipa e o jogador à volta do qual o jogo ofensivo vai girar. Jesus descreve-o como um 9,5, Djuricic assume-se como um clássico 10, mas eu acho que ele enquadra-se entre uma coisa e outra.


Percebe-se cada vez mais que o sistema de dois avançados vai ser abandonado, ou ou pelo menos, não utilizado com a mesma frequência da época passada e que Djuricic será muitas vezes o terceiro elemento do meio campo, à frente de Matic (se não saír entretanto) e de Enzo Pérez. E para além das características já anunciadas, é preciso notar que é alguém que tem um bom sentido de baliza, que sente-se à vontade com o golo, pelo que ganhamos não só um constructor de jogo, como também mais uma seta apontada às balizas contrárias. Podem depois vir buscar este post. Djuricic dificilmente ficará mais do que um ano no Benfica.

Urreta é para ficar e ser mais utilizado...



Urreta tem sido um caso difícil de entender desde que chegou ao Benfica. Na Luz teve poucas oportunidades, mas das poucas que teve, deixou boa impressão. Durante os seus sucessivos empréstimos, ora por lesões, ora por conflitos com o treinador (como aconteceu no Corunha), não brilhou por aí além. Mas se olharmos a cru para ele, com olhos de ver, percebemos que é um jogador com talento e que se for realmente aposta, pode ser uma mais valia para a equipa. Relembro que Urreta foi redescoberto por Jesus, depois da saída de Nolito para o Granada na temporada anterior e que foi aparecendo a conta gotas até ao final da época


É verdade que o Benfica está bem servido de soluções com qualidade para as alas. Sálvio, Gaitán (que pode e deve jogar mais vezes no centro), Markovic, Sulejmani e Ola John (embora este tenha ainda muito que crescer), dão garantias ao treinador de rodar o plantel sem se notar grande quebra de rendimento. E nesta perspectiva, percebe-se que Urreta terá poucas chances co clube para mostrar o seu valor, mas ainda assim, deve ser encarado como uma boa opção para as faixas laterais do ataque. Pode-se por o caso de voltar a ser emprestado para jogar com regularidade, mas pelas experiências anteriores que o jogador teve, se calhar o melhor é mesmo ficar no plantel e lutar por um lugar, ainda que seja muito difícil ter o seu espaço na equipa. Cabe o treinador saber gerir isto e tirar o melhor de cada jogador.

sábado, 13 de julho de 2013

Mais uma renovação sem sentido...


Amorim poderá estar prestes a renovar pelo Benfica.... Lembro que não há muito tempo renovou contracto e foi emprestado ao Sporting de Braga por época e meia. Defendo que é um jogador que tem qualidade para integrar o plantel e que será uma opção muito válida para a rotação do mesmo. Mas espero que este... e vou classificar assim, rumor sobre a sua renovação não passe disso e que não cometamos o erro que foi cometido com Carlos Martins na temporada anterior, onde se renovou com um jogador que hoje em dia, não tem lugar no plantel, no caso específico de Martins, por variados motivos, entre eles as lesões. Ruben Amorim, deve sim ser encarado como uma peça útil dentro da equipa, deve ser valorizado por tal factor, mas daí a renovar-lhe o contracto, vai uma larga distância. No mínimo, não é a melhor altura para pensar nisso. No mínimo. No máximo, é uma péssima ideia.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O misterioso caso de Oblak

Oblak anda desaparecido... restam algumas dúvidas sobre a validade do seu contracto. Não estamos a falar de um jogador qualquer, estamos a falar de um guarda redes com um potencial tremendo e que tem tudo para se tornar num fora de série das balizas, digo-o sem qualquer receio. Tudo isto cheira mal... parece-me que os rivais do norte andam a lançar a isca a ver se pescam alguma coisa. O que irá o Benfica fazer perante isto? Que precauções estão a ser tomadas para impedir que mais uma facada no Benfica esteja prestes a ser desferida pelos do costume?