English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 13 de julho de 2013

Mais uma renovação sem sentido...


Amorim poderá estar prestes a renovar pelo Benfica.... Lembro que não há muito tempo renovou contracto e foi emprestado ao Sporting de Braga por época e meia. Defendo que é um jogador que tem qualidade para integrar o plantel e que será uma opção muito válida para a rotação do mesmo. Mas espero que este... e vou classificar assim, rumor sobre a sua renovação não passe disso e que não cometamos o erro que foi cometido com Carlos Martins na temporada anterior, onde se renovou com um jogador que hoje em dia, não tem lugar no plantel, no caso específico de Martins, por variados motivos, entre eles as lesões. Ruben Amorim, deve sim ser encarado como uma peça útil dentro da equipa, deve ser valorizado por tal factor, mas daí a renovar-lhe o contracto, vai uma larga distância. No mínimo, não é a melhor altura para pensar nisso. No mínimo. No máximo, é uma péssima ideia.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O misterioso caso de Oblak

Oblak anda desaparecido... restam algumas dúvidas sobre a validade do seu contracto. Não estamos a falar de um jogador qualquer, estamos a falar de um guarda redes com um potencial tremendo e que tem tudo para se tornar num fora de série das balizas, digo-o sem qualquer receio. Tudo isto cheira mal... parece-me que os rivais do norte andam a lançar a isca a ver se pescam alguma coisa. O que irá o Benfica fazer perante isto? Que precauções estão a ser tomadas para impedir que mais uma facada no Benfica esteja prestes a ser desferida pelos do costume?

O perfil de Bruno Cortez



Está aí o novo lateral esquerdo do Benfica. Não é um jogador que a maioria dos benfiquistas conheça, pelo que faz sentido tentar perceber que tipo de jogador é ele. Em primeiro lugar, Cortez tem um percurso diferente de grande parte dos futebolistas, ou seja, é um jogador que não teve formação em nenhum clube, apareceu para a ribalta jogando em pequenos clubes do Rio de Janeiro até ser contratado pelo Botafogo, onde teve uma ascensão meteórica que lhe permitiu chegar à selecção brasileira. Em pouco tempo passou de um completo desconhecido a uma das grandes revelações do campeonato brasileiro. Posteriamente foi contratado pelo São Paulo em 2012, onde no seu ano de estreia, foi o jogador mais utilizado pelo clube paulista e uma das peças mais influentes da equipa. Mas do céu ao inferno, foi um instante e no ano seguinte após a eliminação da Libertadores e no campeonato paulista, Cortez foi colocado à margem do grupo e avaliado como um jogador transferível. É neste cenário que aparece o Benfica...


Adiante. Que tipo de lateral é então Bruno Cortez? Vou começar pelos pontos positivos. Ofensivamente é um jogador muito acutilante, possuidor de uma boa velocidade e capacidade técnica que lhe permite causar desequilíbrios no um para um. É o tipo de lateral que com sente-se à vontade com a bola nos pés, que não tem receio em subir pelo flanco, que procura a linha de fundo, tentando fazer uso da sua boa capacidade de cruzamento. E é justamente isto que deve atrair Jesus, alguém que consegue dar profundidade ofensiva à equipa, que tem a facilidade de combinar com o extremo, imprimindo maior ritmo de jogo ao ataque, mas ao mesmo tempo, imprevisibilidade nas suas acções, dificultando as marcações da equipa adversária. É sobretudo isso que Jesus procura num lateral, se souber defender tanto melhor. E talvez venha daí a adaptação falhada de Melgarejo...

Pontos menos fortes? Aqui é justamente onde surge a grande ressalva em relação a Bruno Cortez. Não é um jogador especialmente forte nas marcações, denota por vezes alguma incapacidade para manter o mesmo nível de concentração durante um jogo. Consegue ter uma boa dose de agressividade na disputa dos lances, mas talvez por ter sido um jogador sem base no que toca à formação, é algo selvagem na forma como encara os processos defensivos. Sem bola, é um jogador que precisa assimilar ainda algumas coisas, como por exemplo o seu posicionamento. Muitas vezes só tem olhos para a bola e não tanto para a movimentação dos jogadores que tem pela sua frente, o que naturalmente tem as suas desvantagens. Jesus terá algum trabalho pela frente para desenvolver o potencial deste jogador, ainda que estejamos a falar de alguém com 26 anos de idade e que agora vai vivenciar, a sua primeira experiência no futebol europeu. Uma contratação de risco.

No entanto, é preciso dizer que Cortez tem qualidade e é uma mais valia ao que temos actualmente. Isso não significa necessariamente que seja o que precisamos, mas neste caso específico, apesar de ser uma aposta arriscada (pelas razões já explicadas), consigo perceber o critério na contratação. Se me perguntassem... era este que ias buscar para a lateral esquerda? Eu diria que tinha uns quatro ou cinco nomes, no mínimo, à sua frente. Mas não posso deixar de dizer, que apesar de todas as vicissitudes, é um jogador que aprecio e que vai pelo seu tipo de futebol, agradar a muita gente. Mas nunca esquecendo, que a principal função de um lateral, em primeiro lugar, antes de tudo mais, é defender. O resto vem por acréscimo.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

José Veiga, persona non grata



Vieira trouxe Veiga para o clube, num tempo de vacas magras. Um tempo onde não existia a capacidade por parte do clube de investir no mercado, como o faz agora. Como todos, fez umas coisas boas, outras más, mas posteriormente abandonou o clube e distanciou-se de Vieira de forma incontornável. O seu passado levanta muitas dúvidas à maioria dos benfiquistas, nomeadamente as suas conexões com o rival do norte. Mas penso que poucos duvidarão do conhecimento que José Veiga tem dos bastidores do futebol português, da forma como está por dentro do tipo de jogadas sujas dos de sempre. Quem depois de Veiga, defendeu o clube desses esquemas? Será que não está aqui um dos grandes erros da gestão de Vieira? Uma estrutura orfã de alguém que saiba lidar com tudo o que se passa fora de campo?


O campeonato português tem muitas especificidades. O jogo jogado, infelizmente não se limita ao que se passa dentro das quatro linhas. As constantes pressões sobre a arbitragem, através de quem todos sabemos, trazem os seus resultados época após época. O que faz o Benfica para impedir isto? O que vimos nós por exemplo na temporada passada? Uma conferência de imprensa totalmente inapropriada perto do final da temporada, quando pensavam que o campeonato estava já ganho, o que se revelou um grave erro. E antes disso, onde estavam os nossos dirigentes, quando foi necessário defender o clube dos constantes ataques articulados por Pinto da Costa e seus vassalos? Estavam calados, quando deviam saber protestar. E depois estavam a falar, quando deviam saber estar em silêncio. Não existe de forma alguma, uma estratégia dentro do clube que permita evitar que esses ataques, essas pressões, atinjam o fim que lhes são propostos.

Não quero que o Benfica utilize os mesmos métodos do Porto. Nunca. Quero é alguém que consiga sabotar esses métodos à nascença, que saiba o que é preciso para eliminar pela base qualquer tipo de jogada suja com vista a enfraquecer o Benfica. E por isso o digo, com toda a frontalidade. Os benfiquistas precisam perder o estereotipo que criaram à volta de José Veiga. Os benfiquistas precisam voltar a ter uma cultura de exigência, uma filosofia de vitória, precisam ter dirigentes que lutem pelo Benfica até a exaustão. Percebo quem me possa dizer que não quer Veiga no Benfica, porque preferiam um outro perfil de dirigente, no que toca a gestão desportiva. Mas não percebo aqueles que odeiam Veiga, apenas porque Vieira fechou-lhe a porta, entrando para uma espécie de lista negra.. Porque isso não faz sentido algum. Principalmente quando na actual direcção fazem parte elementos que um dia estiveram do outro lado da barricada, ou seja, foram opositores de Vieira.

Alguém acredita que o Benfica saberá reagir na época que agora iniciou aos esquemas sujos e por demais conhecidos do FC Porto? Não está por demais evidente que falta dentro da estrutura (que é débil), alguém que se oponha a esta podridão que está instalada dentro do futebol português? Mas que se oponha na práctica, não apenas na teoria. E aí meus amigos, não vejo ninguém melhor que José Veiga para desempenhar esse papel. Estou consciente de que o seu regresso ao Benfica não acontecerá pelas mãos de Vieira. Estou consciente de que a nação benfiquista olha para ele de lado. Estou consciente de que podem existir outras pessoas que poderão desempenhar essa tarefa. Mas não estou nada convencido de que, quem de direito saberá encontrar quem faça tal coisa. José Veiga para mim nunca foi persona non grata. Nunca foi também uma espécie de salvador. Mas foi o único na era Vieira que soube enfrentar o Porto e colocá-los no seu sítio.

Jardel de saída?

Jardel não é um jogador que prime pela classe na forma como joga, não é um predestinado para a posição de defesa central, mas é um jogador que tem qualidade o suficiente para fazer parte do plantel. Demonstrou na época passada que pode fazer bem o lugar, mas também parece-me óbvio de que é algo curto para aquilo que deve ser um titular do Benfica. Com as chegadas de Lisandro, Mitrovic e Steven Vitória, torna-se evidente que o seu espaço no clube diminuiu de forma drástica. O que fazer então? Terá mercado o suficiente para aparecer uma boa proposta pelo seu passe? E que proposta seria essa que faria Jesus abdicar dos seus serviços? Tudo o que fosse acima dos três milhões de euros, o Benfica na minha óptica devia aceitar. Mas se nada disso acontecer e Jardel permanecer no clube, então terá que se fazer à vida e lutar por um lugar na rotação do plantel. É sobre este ponto de vista que encaro o brasileiro, um jogador para ocupar aqui e ali a vaga dos titulares. Mas Jardel pode querer outras coisas para o seu futuro. Pode querer jogar com outra regularidade. E face ao cenário actual, duvido que tal venha a acontecer na próxima temporada. Acredito que até ao final do mercado, haverão novidades...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Artur merece mais uma chance no Benfica?



Ainda escrevo um pouco a quente do que se passou na temporada passada. Artur realizou uma época irregular com erros graves em alguns jogos decisivos, prejudicando com isso a equipa. É verdade que os erros num guarda redes saltam mais à vista do que os erros de um avançado, mas não é menos verdade que na posição específica de Artur e jogando num clube com as aspirações do Benfica, o jogador tem que estar preparado para intervir poucas vezes mas com critério. Não existem jogadores perfeitos, todos cometem erros, mas a diferença entre um grande guardião das balizas e os outros, é que os fora de série nos momentos decisivos fazem a diferença. Os grande guarda redes erram menos. E Artur, tem que ser dito com toda a clareza, não é, nem de longe, nem de perto, um fora de série.


Porquê então a aposta em Artur mais uma temporada? Se calhar, porque Jesus acredita no seu valor e pensará que tudo não terá passado de meras infelicidades. Se assim for e espero que não seja, então o treinador devia saber que no futebol as coincidências são poucas e quando a mesma coisa, se repete no tempo vezes a mais, alguma coisa está errado. Podemos encarar as coisas sob uma outra perspectiva. Artur não tem concorrência à altura no Benfica e sabe que o lugar das balizas é seu por direito, o que o faz relaxar demasiado. Consigo perceber este argumento até um certo ponto. Lembro-me que com Eduardo no clube, Artur foi um pouco mais regular, transmitiu mais segurança aos seus companheiros. Mas também esteve mal em algumas ocasiões. Não acho que seja totalmente por aí, embora concorde que devia ter maior concorrência. O que me leva a Oblak.

Jesus acredita no talento de Oblak, mas ao mesmo tempo diz que ele não está pronto para a baliza do Benfica, que é necessário um guarda redes mais experiente. Eu pergunto, que experiência consolidada, tinham Júlio César e Roberto quando foram contratados? Alguma coisa não bate certo aqui. Mais... Jesus pelos vistos também não sabe que Oblak pode entrar nas contas dos jogadores formados em Portugal. Mais ainda... Jesus parece ainda não ter percebido que o esloveno deveria estar no actual plantel e discutir a titularidade com Artur, promotendo uma saudável luta pela titularidade. E se fosse caso disso, como acredito que seria, não ter medo de entregar a baliza ao jovem guarda redes que actuou na época passada no Rio Ave. Tudo isto está a ser mal gerido na minha opinião. Tudo isto revela uma vez mais que o Benfica toma vezes demais as decisões erradas sobre a gestão do plantel. Ou então estarei eu errado e quem de direito, certo. Espero que sim.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Hugo Almeida? Não, obrigado



Outro dos nomes recentemente falados como possível reforço do Benfica. Hugo Almeida poderia chegar para preencher a vaga deixada por Cardozo. Sinceramente espero que isto não passe de mais um simples rumor, porque com todo o respeito que tenho para com Hugo Almeida, não vejo nele capacidade para ser o ponta de lança de uma equipa como o Benfica. Falta-lhe o essencial, instinto matador, golos. Se o Benfica quer realmente contratar um jogador para o lugar de Tacuara, então que venha realmente uma mais valia e não apenas um jogador para fazer de conta.

O meu presente de natal: Lateral esquerdo

Passam os dias mas a indefinição no que toca à lateral esquerda permanece. Certo é que Luisinho estará de saída e que Melgarejo deverá integrar o plantel, apesar de todos sabermos que é um jogador curto para a posição, embora possa naturalmente evoluír. A mais do que possível chegada de Sílvio poderá resolver o problema? Penso que apenas adiaria o problema e que a solução continuaria por encontrar, uma espécie de fuga para a frente. Precisamos para essa posição de um jogador com qualidade inquestionável, canhoto de preferência, pois Lahm´s não existem aos montes. Será que não existem jogadores ao alcance do Benfica que permitiram colmatar essa lacuna? Será que vamos continuar com um défice nessa posição?

aqui referi algumas boas opções para o lugar. O facto de se poder dizer que o dinheiro não abunda não pode servir de desculpa para seja o que for. Há que ser criterioso no ataque às falhas latentes no plantel. A época já arrancou e o que se vê é alguma desorganização, como quase sempre tem existido, no planeamento desportivo. É certo que o mercado está longe de fechar e que ainda haverá tempo para contratar um jogador que acrescente qualidade à equipa, mas os motivos para preocupação existem e os sinais recentes, não nos permitem estar muito optimistas. Não quero acreditar que depois de tudo o que aconteceu na temporada transacta, que vamos atacar a nova época com desequilíbrios evidentes no plantel.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Qual será o papel de Gaitán?


Chegou Markovic e Sulejmani para as alas. Djuricic para o nove e meio como afirmou Jesus. Gaitán deverá permanecer no plantel do Benfica e ainda bem que é assim. Isto porque desta forma, permite a quem chega ir crescendo dentro do clube, tendo mais tempo para adaptarem-se à uma nova realidade. Nico é um jogador de grande qualidade, alguém que tem nos seus pés, a capacidade de desequilibrar um jogo através de um rasgo individual, alguém que não tem receio em ir para cima dos adversários em busca de algo que possa ser útil à equipa. No entanto peca por alguma irregularidade, não tem conseguido ser consistente nas suas exibições, mas acrescenta muito à equipa e por isso a sua possível permanência, será uma boa notícia e permitirá ao treinador ter mais opções, tornando o jogo da equipa mais imprevisível. Aliás essa será uma das grandes vantagens que Jesus terá esta temporada... do meio campo para a frente, para as faixas laterais ou para o ataque, as soluções abundam. Boas soluções e com diferentes características.


domingo, 7 de julho de 2013

Saída de Garay é inevitável?


Parece ser uma questão de tempo até o central argentino deixar a luz. Sem quaisquer margem para dúvidas foi um dos melhores centrais a passar pelo Benfica nos últimos anos. Lembro-me de Ricardo Gomes, Aldaír, Mozer, Gamarra, David Luíz ou Luisão, mas Garay está entre essa elite que nos deslumbra pela simplicidade de processos e pela classe que demonstra em campo. Seria importante mantê-lo pelo menos mais uma temporada, dando tempo ao recém chegado Lisandro López de entrar na equipa sem grandes pressões. No entanto todos sabemos que tal coisa será muito difícil e que Garay estará de malas feitas para outras paragens. Com muita pena, é quase impossível ao Benfica segurar os seus melhores jogadores, quando outros mercados surgem com propostas financeiras muito mais tentadoras. É preciso lembrar que somos um clube que depende das vendas para equilibrar as contas e ainda não saíu ninguém relevante. Segurar Garay seria um acto de coragem, mas também uma demonstração que estamos a atacar a nova época com ambição. Todavia outros valores se levantam...