English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ai o karma da última jornada...

Depois de termos perdido o campeonato, maneira de falar, em casa contra o Estoril e na penúltima jornada no dragão, era só o que faltava perdermos o campeonato na última jornada frente aos mesmos de sempre, novamente fora de casa...

O benfiquista hoje em dia está condenado a ser pessimista e tem receio de quase todos os cenários. Mas quem comanda o clube, quem treina os jogadores, quem interpreta o futebol no campo, não pode de forma alguma passar esse pessismo...

Ruben Amorim seria uma mais valia no plantel?

Faço esta pergunta, porque as opções no meio campo continuam a escassear. Amorim não é um craque, mas tem qualidade, é um jogador que faz sentido que integre o plantel do Benfica. Desde que saiba é claro que não será de todo um titular indiscutível e que será um jogador para entrar na rotação da equipa. Se não estiver disponível para isso ou se os problemas com Jesus não estiverem resolvidos, nem vale a pena pensar em Amorim. Continuando... estamos a falar de um internacional português, um jogador maduro e que está na plenitude das suas faculdades enquanto jogador. Se existir consenso entre aquilo que o clube ambiciona dele e aquilo que o jogador ambiciona do Benfica, então seria um erro não incorporá-lo no plantel de 2013/2014. Lembro-me do papel que teve na conquista do último título. Sem ser um jogador indiscutível, longe disso, esteve quase sempre bem, sempre que foi chamado à equipa. E isso não pode ser negado. O Benfica não precisa sempre, de procurar soluções para colmatar as lacunas do plantel fora da nossa realidade. Tem que saber olhar para dentro, tentar rentabilizar o que de bom existe nos nossos quadros. Investir no que é nosso, tirar proveito do que temos.

Que Luís Filipe Vieira vamos ter nesta época?


É uma pergunta retórica atenção, já sei a resposta. Ainda assim, vou fazer-me de inocente... Que Luís Filipe Vieira vamos ter nesta nova época? Mais do mesmo? Mais discursos populistas e demagogos, mais promessas vãs e sem sentido, mais areia para os olhos dos adeptos? Saberá proteger a equipa quando ela assim o precisar? Saberá defender o clube dos ataques orquestrados dos de sempre? Será que nos momentos cruciais, vai saber estar ao lado do plantel, em vez de estar em viagens por esse mundo fora? Será que vai saber domesticar Jesus e protegê-lo do seu ego? Será que vai dar ao treinador todas as condições para este ter sucesso? Será que vai aparecer quase exclusivamente no momento das vitórias e desaparecer nos momentos das derrotas? Depois de 11 anos será mesmo difícil saber a resposta a todas estas questões? O maior cego é aquele que não quer ver.

Não nego as coisas positivas que Vieira tem feito dentro do Benfica. Tem méritos e são indiscutíveis. O rompimento com a Olivedesportos e a transmissão dos jogos do clube em casa, na Benfica TV foi um acto inovador e que revelou astúcia muitas vezes anteriormente perdida. Isto apenas para dar um exemplo. Mas do que vive um clube como o Benfica? O que fica marcado nas gerações futuras? O que fica verdadeiramente na história? O que fomenta a mística de um clube que se diz grande? Títulos. Conquistas. E nesse aspecto a presidência de Vieira tem sido um fracasso no que ao futebol diz respeito. É preciso dizer as coisas, como elas são. Primeiro era o mandato da credibilização, depois o mandato da recuperação financeira, agora o mandato desportivo... é preciso dar tempo... Roma não se fez num dia... os títulos virão naturalmente, muitos afirmam com a boca cheia...

Meus amigos, os títulos, para quem não sabe não aparecem naturalmente. Aparecem pela competência. Aparecem pelo trabalho bem efectuado dentro de campo e fora dele (ainda mais num campeonato com as particularidades do nosso). Os titulos são fruto de todo um planeamento desportivo que começa muito antes do presente em que vivemos. E a gestão desportiva do plantel, a forma como constantemente se cometem erros, torna tudo mais difícil e afasta o clube do seu lugar por direito. Porquê agora iria mudar? O que alguém me poderá dizer que me faça pensar que estamos no caminho certo a nível desportivo? Que argumentos têm para me dar que me convençam de que agora é que é?

Lanço o desafio, quem quiser responder que responda.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Hélder Cristovão é a opção certa para treinar a equipa B?





Que perfil tem que ter um treinador para uma equipa que tem como objectivo "ganhar" jogadores para a equipa principal? Primeira pegunta.

Hélder Cristovão tem esse perifl? Segunda pergunta.

Que provas dadas tem Hélder como treinador, seja a nível de formação, seja a nível sénior? Terceira pergunta.

Será que ficamos a ganhar com a saída de Norton de Matos e a entrada de Hélder? Quarta pergunta.

Que papel terá o treinador principal nesta equipa B? Quinta pergunta.

Última pergunta. Será que apenas eu vejo que cometemos um erro?


Quem o Benfica deve dispensar?

Kardec e Felipe Menezes estão encaminhados, um mais do que encontro, já que Kardec foi para o Palmeiras por empréstimo. Nolito foi vendido. Mas há uma série de outros jogadores a quem o Benfica tem que arranjar colocação pois não farão parte das opções de Jesus. E em alguns casos, partir para a rescisão de contracto, deveria ser uma séria opção a considerar, para dessa forma diminuir os jogadores "pesos mortos" no clube. Vou só falar de alguns, não todos... 

Júlio César

Alguém lembra-se dele? Do que é feito da sua carreira depois de ter estado com Carlos Martins no Granada? Contratado ao Belenenses, veio a comprovar-se a sua falta de qualidade. Rescindir.

Mika

Precisa saltar para outro patamar de competição. O que fez no mundial sub 20 já lá vai e é tempo de emprestá-lo a uma equipa de primeira liga de forma a que possa jogar numa outra realidade, mais exigente. Emprestar.

Luisinho

Contratado ao Paços para quê e porquê? Ainda não entendi... nem vou alongar-me muito mais sobre o assunto. Rescindir.

Melgarejo

Adaptado à lateral esquerda, o que Jesus pretende fazer com ele? Insistir na adaptação ou será que é carta fora do baralho? Seja como for, admito que possa ficar parte do plantel como suplente de um titular de bom nível, mas um empréstimo, de preferência para que possa jogar na sua posição de origem, era uma opção a considerar. Cedência.

Roderick

A sério? Precisa primeiro impor-se numa equipa sénior antes de poder-se dizer que possa ter valor para jogar no Benfica. Ainda lhe dou o benefício da dúvida, embora muito a contra gosto. Tem que jogar com regularidade, de preferência numa equipa de primeiro escalão. Cedência.

Sidnei

É daqueles casos onde o jogador tem todas as condições naturais para ter uma grande carreira, excepto num pormenor muito importante: profissionalismo. A sua mentalidade competitiva não se adequa com as exigências de uma equipa como o Benfica. Rescindir.

Carlos Martins

O seu tempo no Benfica acabou. Não preciso dizer mais nada. Vender.

Nuno Coelho

Sobre este jogador tenho a opinião, de que poderia fazer parte do plantel e ser uma boa opção entrar na rotação da equipa. Mas está visto de que para Jesus ele não conta. Vender.

Ruben Amorim

Estarão os problemas com Jesus ultrapassados? Se sim seria bem vindo ao Benfica de novo, pois as opções escasseiam para o meio campo e Amorim é um jogador que apesar de não ser um craque, tem valor para fazer parte do plantel. Se esses problemas não estiverem ultrapassados? Vender.

Fernandéz

Ai ai... alguém acredita mesmo que o Benfica vá alguma vez conseguir fazer algum dinheiro com ele? Fraquinho, fraquinho. Rescindir.

Diego Lopes

Vindo da formação e depois da temporada que fez no Rio Ave, o ideal para ele seria permanecer na primeira liga de forma a que possa continuar a evoluír. Voltar ao Benfica está fora de questão por agora e a equipa B para ele, faz pouco sentido. Emprestar.

Djaló

A facadinha que quisemos dar ao Sporting acabou por funcionar ao contrário. Depois de ter estado em França, é um jogador que pode ter algum mercado, mas que muito dificilmente aparecerá um clube disposto a pagar seja o que for pelo seu passe. Tentar valorizar e obter pelo seu empréstimo algum dinheiro. Cedência.

Hugo Vieira

Bom jogador mas sem espaço no Benfica de Jesus. Diga-se que a concorrência é feroz e a melhor opção de momento, quer para o clube, que para o próprio jogador é encontrar uma solução definitiva. Vender.

Franco Jara

Pedeu valor de mercado depois deste último empréstimo ao San Lorenzo. Não se conseguiu impor e está "queimado" na Luz. Caso algo bicudo, mas eu tentaria encontrar dentro do nosso campeonato uma equipa onde pudesse mostrar alguma coisa... Cedência.

Michel

Não tenho grande coisa a dizer. Rescindir.


Rodrigo Mora

É um jogador com faro para o golo, infelizmente como não se encaixa no sistema de Jesus. Como o jogador tem mercado na Europa o melhor é ser vendido

terça-feira, 2 de julho de 2013

É importante segurar Matic


Matic passou em pouco tempo do jogador que estava à sombra de Javi Garcia para um dos indiscutíveis na equipa principal do Benfica. Em comparação com Javi, ficamos a ganhar em muitas coisas. Posse de bola desde de trás, qualidade técnica, visão de jogo. Tornou-se numa das figuras da equipa por mérito próprio e é hoje em dia um dos jogadores com maior mercado dentro do clube. Sinceramente, não vejo por essa europa fora mais nenhum jogador como Nemanja. Alguém que defende e ataca com a mesma qualidade, com grande imponência física... talvez o que mais se aproximará seja Yaya Touré do City.


Será muito difícil segurar Matic, mas seria importante fazê-lo pelo menos durante mais uma temporada. É certo que o Benfica ainda não fez nenhuma grande venda este verão e somos um clube que depende disso para equilibrar as contas, mas saindo o sérvio o Benfica não precisará de apenas um jogador para o substituir, mas dois, já que não temos no plantel uma alternativa de qualidade a ele. O que seria uma proposta irrecusável? Tudo acima de 40 milhões seria a meu irrecusável, mas perderá Matic valor de mercado se ficasse mais uma época? Duvido muito... ficaria o Benfica a ganhar com a sua saída? Financeiramente sim, desportivamente, tenho as minhas sérias dúvidas... E como temos estado à sombra dos títulos...

Sugestões para a lateral esquerda

Benoit Tremoulinas - Bordeuax



Tremoulinas é um lateral que vive à sombra dos outros jogadores que a França tem para a sua posição, casos de Evra ou Clichy e se calhar por causa disso, o seu reconhecimento a nível internacional não é tanto para aquilo que a sua qualidade ostenta. Lateral dinâmico, destaca-se sobretudo pela qualidade ofensiva que dá ao jogo da sua equipa, indo muitas vezes à linha de fundo, fazendo uso da sua boa capacidade de cruzamento. Tecnicamente é um jogador bem servido, tacticamente é maduro e encontra-se na plenitude das suas faculdades e talvez seja a altura de dar o salto para um clube que possa mostrar o seu valor. É um jogador que está perfeitamente ao alcance do Benfica e seria importante estar atento a ele.

Guilherme Siqueira - Granada


Siqueira é um lateral que faz uso da sua velocidade e capacidade de improvisação para desequilibrar nas suas subidas ao ataque. Defensivamente é um jogador sólido, mas para a forma como o Benfica de Jesus costuma jogar, encaixaria que nem uma luva na equipa do Benfica. Tem a vantagem de jogar no campeonato espanhol, pelo que a sua adaptação ao futebol português seria relativamente rápida. É um jogador feito, capaz de acrescentar à equipa no imediato qualidade inequívoca. Não podemos pensar apenas em comprar jovens jogadores que possam valorizar no futuro e dar lucro ao clube, até porque a margem de risco é sempre maior. Precisamos também de valores seguros, que garantam competitividade ao plantel. É o caso de Siqueira. Alvo impossível? Muito, mas mesmo muito longe disso...

Patrick van Aanholt - Chelsea


Se a ideia é apostar em jovens jogador com margem de progressão o que para mim é o menos aconselhável, tenho que dizer no entanto que van Aanholt é um lateral jovem mas com muito potencial. Está contratualmente ligado ao Chelsea mas dificilmente terá oportunidade de confirmar por lá o seu potencial, para além de que o jogador vem de sucessivos empréstimos. Defensivamente ainda tem que crescer, mas ofensivamente é já um jogador capaz de oferecer à sua equipa, qualidade no apoio ao ataque. Das três apostas que sugeri é de longe a mais arriscada, mas tem para quem quiser observar, tudo para poder ser um bom lateral no futuro. Necessita de um clube que aposte nele e que o faça confirmar as suas credenciais. Se Jesus gosta de matéria prima para trabalhar, então tem aqui alguém interessante para moldar e fazer crescer. Teria sempre no entanto a sua margem de risco...

Faouzi Ghoulam - AS Saint-Étienne


Na mesma ideia do jogador acima referido, Ghoulan foi uma das revelações do campeonato francês da época passada, juntamente com Lucas Digne do Lille (este não o referencio porque o seu passe está demasiado valorizado para o Benfica). Jogador veloz, tecnicamente dotado, não raras vezes o vemos no meio campo adversário, apoiando os seus colegas no ataque, na maior parte das ocasiões com critério. É no entanto, um jogador algo frágil a nível defensivo e que precisa impor mais alguma agressividade no seu jogo, sob forma de estagnar a sua evolução. Mas tem potencial para ser explorado, qualidade mais do que suficiente para se tornar num bom lateral esquerdo no futuro próximo. No entanto reafirmo... acho que o perfil de lateral esquerdo que o Benfica devia buscar, teria que ser semelhante aos dois primeiros jogadores que referi. Cabe a quem de direito decidir e bem...

segunda-feira, 1 de julho de 2013

A vida difícil de Nolito


Nolito chegou ao Benfica como um ilustre desconhecido ou quase, proveniente da equipa secundária do Barcelona. Chegou e realizou em termos individuais uma boa época de estreia, basta lembrar os seus números... em 48 jogos, marcou 15 golos sendo que 11 desses golos na liga. Mostrou qualidade, abnegação, demonstrou ao treinador que se fosse aposta de forma regular, que poderia corresponder com qualidade. Mas o que aconteceu, mesmo nessa época de estreia? Foi-se percebendo aos poucos que Nolito não era um jogador do agrado de Jesus, foi-se percebendo que cada vez mais as opções do treinador tinham em conta outras ideias que não a entrada de Nolito. Era uma crónica com fim anunciado.

A confirmação disso mesmo aconteceu na temporada transacta. Perdeu o estatuto de titular, foi jogando de forma intermitente e no mercado de inverno foi cedido ao Granada onde jogou a segunda metade da época. Estava escrito que o espaço de Nolito no Benfica tinha acabado e que a sua carreira iria prosseguir noutras paragens. As contratações de Markovic e Sulejmani indicavam isso mesmo e a sua venda ao Celta de Vigo não espantou ninguém. O Celta ganha um bom jogador para o seu plantel, Nolito ganha uma oportunidade de jogar com regularidade.

Nolito não é um craque, mas é um bom jogador. Na hora da despedida, não posso deixar de dizer que a sua utilização foi mal gerida por Jesus, que foi um jogador mal aproveitado e que não se obteve dele tudo o que ele tinha para dar. A título de exemplo, tenho muitas dúvidas de que Nolito fizesse uma segunda parte de temporada tão fraca como fez Ola John...  os caprichos de Jesus têm destas coisas... ora serves, ora deixas de servir... mas isso acontecerá com todos os treinadores, alguns dirão... pois bem... Jesus apesar de saber valorizar jogadores, fazê-los crescer, também toma decisões que não lembra o diabo e que nos fazem perguntar o que raio está a acontecer. Roberto, Emerson, Melgarejo... são exemplos disso mesmo. A diferença destes para Nolito, é que este demonstrou no Benfica capacidade para ajudar a equipa e fazer a diferença. "Pormaiores".

A indefinição chamada Cardozo



Parece-me claro que o ponta de lança paraguaio está no mercado e que sairá em breve do clube. Um jogador que alcançou já marcas históricas no Benfica e que merecia ter mais títulos no seu currículo. A verdade é que uma das novelas deste verão no que ao mercado de transferências diz respeito, tem a ver com o Tacuara e agora que esta época está já no ar, é fundamental que de uma vez por todas se defina o que se quer fazer com este dossier, resolvendo o "problema".


Se for para ser vendido, então não deixem este processo arrastar-se durante muito tempo, pois se a ideia for ir buscar uma alternativa, quanto mais tarde, pior, embora ache que essa questão nem se deva colocar. Se for para ficar, bem... acho sinceramente que esta questão não está na órbita dos dirigentes do Benfica, ou melhor de Jesus... mas ainda assim vamos colocar esse cenário, então que o treinador e o jogador cheguem a um consenso colocando os interesses da equipa à frente dos interesses individuais. Chega de indefinições!

O que esperar da nova época?

Campeonato. Campeonato e campeonato. Esta terá que ser a grande meta do Benfica para a época 2013/2014. É certo que costuma-se dizer que o Benfica luta em todas as frentes, mas a grande prioridade terá que ser novamente a liga, quanto mais não seja para interromper o ciclo vitorioso do nosso mais directo rival. Se calhar muitos benfiquistas não pensam nisto como deviam, mas a cada ano que passa o Porto vai-se aproximando do Maior no que toca a campeonatos ganhos. Aquilo que parecia a duas décadas quase impossível, cada vez mais torna-se uma realidade assustadora. Estará o clube a precaver tal cenário e a preparar a nova época de forma rigorosa? Ainda faltam dois meses para sabermos tal coisa, mas se formos a ver o passado recente, ficaremos com um sério amargo de boca.

Quero ganhar a taça de Portugal, quero ganhar a taça da Liga, quer ver uma boa prestação europeia, mas nunca descuidando aquele que é o grande objectivo. E se chegar a uma altura onde seja preciso fazer uma escolha, que essa escolha seja feita tendo em vista a maior competição a nível interno. Na maioria da vezes quando se é muito guloso, corre-se o risco de sermos ultrapassados por essa gula, como pudemos verificar na época anterior, para mal das nossas frustações. Estou farto de vitórias morais, o clube vive dos títulos e essa máxima nos nossos dias está sendo cada vez mais esquecida por parte da grande maioria dos sócios. Porquê?

Aliás, tenho que dizer que na minha forma de ver as coisas, o comum benfiquista, tornou-se conformista, apático, letárgico, encarando o seu clube como um hobbie. A cultura de exigência que sempre primou no Benfica, é hoje algo em vias de extinção. O futebol é encarado como mero entretenimento, ir ao estádio, é como ir ao cinema, onde nos sentamos confortavelmente e desfrutamos sem grandes expectativas do guião à nossa frente. Isto preocupa-me seriamente. O Benfica que eu conheci era o Benfica onde depois de um mau jogo, os adeptos iam ao treino seguinte e recebiam os jogadores com uma palmada no pescoço, dizendo "vê lá se acordas, isto é o Benfica". O que acontece hoje após uma derrota? No dia seguinte vão pedir autógrafos aos jogadores... não existe uma cultura de responsabilidade.

Responsabilidade é precisamente a palavra chave para a época que arranca agora. Responsabilidade por parte dos dirigentes, equipa técnica e jogadores em corresponder às expectativas dos adeptos, responsabilidade por parte dos adeptos em não deixarem-se dormir à sombra do "agora é que vai ser". Se me perguntarem o que espero da próxima época, eu direi-vos... não espero nada e espero tudo. Nada porque depois do que aconteceu recentemente, o clube precisa provar que esta à altura do desafio e que não está a tornar-se num clube loser. Tudo porque quem é benfiquista, a mais nada pode ambicionar do que ao máximo. Está na hora dos benfiquistas decidirem do que gostam mais. Se do seu clube do coração, se das ilusões que desaparecem no final de cada época. Para bom entendedor...